Treinamentos corporativos como ferramentas de Planos de Desenvolvimento Individuais (PDI)

Publicado em: 22/09/2022

Uma pesquisa da consultoria britânica Fuel50 apontou que 65% dos colaboradores ainda acreditam que é responsabilidade da empresa (e dos seus gestores) apontarem e definirem quais serão os próximos passos de suas carreiras.

Levando tal dado em consideração, ao que analistas de RH e líderes de times podem recorrer para serem facilitadores do desenvolvimento de profissionais que preferem delegar à empresa o seu próprio planejamento de carreira em vez de fazerem a autogestão da sua trajetória profissional.

planejamento de carreira com treinamentos digitais

É o que você vai encontrar neste artigo!

Nele, vamos explicar o que é e quais os benefícios que um Plano de Desenvolvimento Individual pode trazer para o colaborador e para a empresa e como os treinamentos corporativos podem ser uma ferramenta superimportante para que o profissional adquira novas habilidades e competências e, dessa forma, alcance o alto rendimento.

O que são Planos de Desenvolvimento Individuais?
Como o próprio nome sugere, os Planos de Desenvolvimento Individuais são uma ferramenta que o RH e/ou a liderança têm à disposição para mapear os pontos fortes e os gaps de conhecimento do(a) colaborador(a).

A partir desse mapeamento, é possível definir estratégias para fortalecer as habilidades que a pessoa já possui (tanto as técnicas quanto as comportamentais) e desenvolver outras competências que sejam necessárias para a sua carreira, como, por exemplo: a adaptabilidade, a resiliência, a capacidade de resolver problemas e conflitos, inteligência emocional e a comunicação, superimportantes para os profissionais que querem se destacar no presente e no futuro.

Um dos pontos importantes dos Planos de Desenvolvimento Individuais é que eles são também um exercício de autoconhecimento do colaborador, que pode – e deve – ser incluído no processo, afinal, o PDI é focado no seu crescimento profissional!

Mas, como fazer esse mapeamento?

Por onde começar?
Por uma boa conversa!

Para entender como – e se – o PDI pode se aplicar e auxiliar um determinado colaborador, o primeiro passo é conhecê-lo, por meio de ferramentas de avaliação e de análise de perfil comportamental, por exemplo, para identificar as habilidades que ele possui ou necessita desenvolver e, também, através de entrevistas ou reuniões de feedback, que, por sua vez, facilitam uma conversa e uma troca de informações de uma maneira mais próxima e direcionada.

Assim, é possível compreender em qual momento profissional – e até pessoal – ele(a) está e o que almeja alcançar em termos de carreira.

Concluída essa primeira etapa, é o momento de definir os objetivos e metas a serem atingidas.

Dica de ouro: como seus times viram (ou virão) no treinamento da Happmobi sobre Planejamento de Carreira, separar metas e objetivos do PDI em curto, médio e longo prazo, ajuda a ter uma visão mais clara dos passos a serem seguidos para alcançar cada um deles e, de quebra, reduzir a ansiedade para atingi-los.

Partiu pra ação?
Com as metas e objetivos traçados, é hora da ação, de buscar as estratégias que podem levar o profissional a desenvolver as habilidades de que necessita.

Treinamentos corporativos são uma estratégia e tanto para que o colaborador consiga adquirir novas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais, e, assim, alcançar o alto desempenho.

Por meio de diversos formatos, dos mais tradicionais aos mais moderninhos e interativos, os treinamentos corporativos digitais transmitem conhecimento de uma forma efetiva e que facilita a absorção do conteúdo e a retenção do aprendizado pelo colaborador. Já do lado da empresa, esses conteúdos promovem melhoria no rendimento e no índice de engajamento do colaborador (o que pode levar a uma redução na taxa de turnover) e, por consequência, nos resultados e na competitividade do negócio.

A Happmobi é uma edtech com 7 anos de experiência na criação e desenvolvimento de soluções criativas e diferenciadas em educação corporativa digital.

No nosso portfólio, estão mais de 80 clientes dos mais variados segmentos, o que mostra a adaptabilidade e capacidade do nosso time em transformar a sua demanda num produto alinhado às necessidades de treinamento dos colaboradores da sua empresa.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.