Autogestão pessoal é a competência da vez!

Publicado em: 06/06/2022

Texto escrito "Autogestão Pessoal" em rosa e é a competência da vez!" em preto

Conheça os caminhos para os seus colaboradores fazerem a gestão da sua própria trajetória profissional e do seu desempenho.

Conseguir organizar as demandas profissionais e pessoais com eficiência e qualidade de vida não é um sonho impossível. Mas também não é algo que “cairá do céu”, é preciso conhecimento e muita prática. E as empresas têm um papel importante nisso: o de investir em treinamento e capacitação de seus funcionários para que estes desenvolvam novas competências.

Autogestão pessoal
Gestão da marca pessoal, planejamento de carreira, gestão do tempo e da produtividade e foco. O que esses assuntos têm em comum?

É que todos eles podem ajudar os colaboradores de uma empresa a praticarem e adquirirem a competência de autogestão, um diferencial para o futuro do trabalho!

Mas o que é a autogestão pessoal? É ter clareza de suas responsabilidades de trabalho e objetivos profissionais e saber administrar e atender a essas demandas.

Um profissional que se autogerencia é capaz de resolver muitas questões por conta própria, pois já sabe seu papel, responsabilidades, como deve agir e o que se espera dele. Isso é bom tanto para o colaborador, que tem mais autonomia e se sente mais motivado, quanto para seu líder, que deixa de fazer o microgerenciamento e tem tempo para desenvolver ações mais estratégicas.

Sem falar que a autogestão é superimportante para se adaptar ao mundo BANI em que vivemos, onde nossas certezas são extremamente frágeis e a realidade é muito difícil de ser compreendida, o que nos exige autocontrole, autonomia, criatividade e responsabilidade. Aproveite e conheça o treinamento corporativo da Happmobi sobre Mundo BANI.

Benefícios também para a empresa
A competência da autogestão traz benefícios para a empresa como um todo, porque aumenta a performance dos colaboradores e, consequentemente, gera melhores resultados. Ou seja, os dois lados podem sair ganhando.

Mas, é claro que alcançar esses benefícios dependerá do nível de maturidade e da experiência de cada colaborador, bem como de um estilo de liderança de delegação, em que o líder delega tarefas, compartilha tomadas de decisão e atua dando orientações e feedbacks. Para saber mais sobre estilos de liderança, conheça o treinamento corporativo da Happmobi sobre os Princípios da Liderança.

Agora que você já sabe os benefícios que a autogestão pessoal pode trazer para os seus funcionários e empresa, vamos ver pontos essenciais para a construção dessa competência.

Tempo e Produtividade
Saber gerir o tempo nos ajuda a cumprir os prazos, ser mais eficiente, ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, viver sem tanto estresse e ansiedade e por aí vai. Vários pontos positivos, não é mesmo?

Tempo e produtividade têm tudo a ver: ser produtivo é fazer as demandas de acordo com as prioridades e, assim, alcançar os resultados no tempo esperado. Para isso, é preciso saber administrar o tempo, ou seja, planejar e executar as atividades da rotina.

Foco
Quem nunca se distraiu pela notificação do celular durante o trabalho e resolveu dar aquela olhadinha? Pois é!

Por isso, é importante ter foco para direcionar a atenção a uma atividade específica em detrimento a outros eventos que estão acontecendo ao mesmo tempo. Isso pode ajudar as pessoas a fazerem suas tarefas em um menor tempo e, consequentemente, aumentar a sua performance.

Carreira
Gestão de carreira é um tema que não sai da cabeça dos profissionais de RH. Mas se eu te disser que é possível dar ferramentas para ajudar os próprios funcionários a definirem seus objetivos e metas profissionais? Não parece má ideia!

Mas o que é planejar a carreira? É definir de forma realista onde se quer estar daqui a um certo tempo, traçar as metas para alcançar essa visão de futuro e acompanhar a execução de um plano. O colaborador pode planejar sua carreira focando em crescer dentro da empresa onde trabalha.

Marca Pessoal
Com certeza você deve saber de casos em que empresas perderam clientes e contratos devido a danos de imagem. Quase todo dia vemos notícias sobre isso por aí. Mas saiba que isso não acontece só com empresas, ter uma má reputação também pode fazer um colaborador perder oportunidades de crescimento dentro da empresa e até o emprego.

Portanto, saber construir uma boa imagem, ou melhor, desenvolver e gerenciar a Marca Pessoal pode ajudar os profissionais a crescerem na carreira. Exemplo: ter mais chances de conquistar o cargo e a posição desejada dentro da empresa.

Treinamentos sobre autogestão
A Happmobi é uma Edtech que oferece o Catálogo “Tá na mão” com diversos treinamentos corporativos. Dentre eles, destacamos os cursos e-learning da Trilha de Autogestão:

  • Gestão do Tempo e Produtividade
  • Como Melhorar o seu Foco
  • Planejamento de Carreira
  • Gestão da Marca Pessoal

Tá a fim de conhecer como essa trilha pode desenvolver os colaboradores da sua empresa? Então, não perca tempo: preencha o formulário abaixo e fale conosco.

Tags:

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.