E a Saúde Mental entre os líderes?

Publicado em: 19/09/2022

Líderes também são gente como a gente, não é mesmo!? São humanos que têm emoções, medos, inseguranças e vulnerabilidades. Só que, exatamente pelo cargo que ocupam, que exige que sejam quase “super-humanos”, muitos deles acabam deixando a sua própria saúde mental de lado.

Prova disso é o que revelou o levantamento Saúde mental nas empresas: qual a percepção de líderes e liderados?”, feito por uma plataforma de terapia online em conjunto com uma empresa de pesquisa: apenas 6% das pessoas que ocupam cargos de liderança consideram importante mostrar-se mais vulneráveis e humanas no ambiente de trabalho.

Líder cansada

E por quê? Uma hipótese é a de que muitos dos atuais líderes foram forjados debaixo de muito “Engole o choro”, “Você precisa se mostrar forte e aguentar a pressão, porque faz parte” ou “Grandes poderes, grandes responsabilidades”…

Muito se fala sobre boas práticas para favorecer a saúde mental dos colaboradores nas empresas, o que sem dúvida, é fundamental, mas, como fica o equilíbrio emocional das lideranças, que, afinal de contas, também fazem parte do quadro de colaboradores?

Neste artigo, vamos elencar alguns dados e sugestões de iniciativas que a sua empresa pode incentivar e colocar em prática para garantir que líderes e liderados cuidem e saibam identificar sinais de alerta a respeito de sua saúde mental.

Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional é como se fosse a “alma” da empresa: ela é quem dita os valores, o ambiente, o que a empresa e seus times pensam, como se portam e se comunicam, tanto internamente, uns com os outros, quanto para o público externo.

Líder sobrecarregada

É fato que a liderança, naturalmente, pressupõe uma grande pressão (e saber lidar com isso), até porque o processo decisório é parte das tarefas dos gestores e líderes. Pense, então, num cenário de pandemia, como o que surgiu em lá 2020, e exigiu que eles encontrassem novos meios para gerir times e tomar decisões importantes para o negócio, tudo à distância, por exemplo, além da preocupação em descobrir e desenvolver habilidades em si e em seus comandados que nem sequer estavam no radar para os próximos anos?

Uma outra pesquisa, esta da empresa de recrutamento Robert Half, revelou que quase 90% dos líderes brasileiros disseram ter sofrido algum impacto na saúde mental durante a pandemia. Entre os sintomas mais comuns, de acordo com a primeira pesquisa citada neste artigo, aparecem sintomas de ansiedade e depressão.

Nesse ponto, a Cultura Organizacional diz muito sobre como a gestão pode colaborar para que esse cenário não se perpetue: é fundamental que se crie um ambiente que favoreça a Segurança Psicológica, a Escuta Ativa e a Empatia, no qual os colaboradores, sejam os líderes ou liderados, sintam-se acolhidos e à vontade para falar e serem ouvidos, sem medo de julgamentos, o que tem uma profunda ligação com o próximo assunto.

Conscientização
Embora tenha ganhado bastante espaço, assuntos relacionados à saúde psicológica ainda são considerados tabu por parte de muitos colaboradores e empresas.

No entanto, organizações que se mostram (e se portam) atentas a essa questão e buscam desmistificá-la saem na frente: ganham boa reputação enquanto marca empregadora e, de quebra – e mais importante – retém melhor seus talentos.

Dessa forma, ações e campanhas internas de conscientização são mega importantes para abordar o tema, rebater o preconceito e divulgar as iniciativas voltadas à promoção da saúde mental que a empresa oferece aos colaboradores.

E, aproveitando o gancho…

Treine líderes e liderados!
Informação e educação transformam vidas!

Por isso, é importante oferecer treinamentos aos colaboradores da sua empresa para que saibam identificar os sinais de um possível esgotamento (burnout), de depressão ou de um quadro grave e incapacitante de ansiedade presentes num colega de trabalho, seja ele líder ou não.

No treinamento sobre Saúde Mental da Happmobi, seus times vão ficar por dentro dos transtornos psicológicos mais comuns no meio corporativo, conhecer boas práticas para criar ambientes acolhedores e mais: entender como o sono e a alimentação influenciam e podem ajudá-los a ter um equilíbrio melhor entre saúde mental e física.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.