Análise de Dados: o segredo para medir ROI de Treinamentos 

Publicado em: 06/09/2023

Como comprovar que (e se) as ações colocadas em prática pelo time Treinamento e Desenvolvimento estão sendo efetivas para a melhoria dos resultados das empresas, aí incluindo fatores como melhor desempenho dos colaboradores, aumento da produtividade e, claro, resultados financeiros? 

Avaliar, medir e demonstrar o impacto dos resultados das ações de treinamento é o fator que vai determinar em que nível a estratégia de desenvolvimento de pessoas da sua empresa está, porque é só por meio de dados e fatos (comprovados pelos dados) que é possível ter a certeza de que você está no caminho certo nas ações que desenvolve – ou não, e aí acertar os ponteiros. 

Neste artigo, traremos pra você a importância de ter acesso a dados, bem como a capacidade de analisá-los pra atingir o próximo estágio de maturidade na estratégia de Treinamento e Desenvolvimento da sua empresa. 

Pra isso, vamos usar como exemplo uma história fictícia de uma grande aventura, em que um precioso tesouro está à espera de ser encontrado! 

Dados: O Mapa do Tesouro 
Imagine que você é a pessoa responsável por capitanear um navio (a sua plataforma de treinamentos). 

Quais instrumentos você precisa para conduzir o navio de forma segura, para que ele não sofra acidentes e passe ileso pelas intempéries dos 7 mares? 

Um mapa e uma bússola já devem ser suficientes. O mapa te dá o caminho. A bússola te orienta através do caminho. 

Veja o mapa como o LMS em si, pois ele facilita a viagem. Mas, dá para facilitar ainda mais o percurso: encare a bússola como os relatórios de dados que você pode extrair do LMS. 

Juntos, ambos fornecem as informações necessárias para avaliar os checkpoints conquistados ao longo do caminho e as possíveis falhas que poderiam ter sido evitadas ou que podem ser melhoradas, pensando na sua estratégia de treinamento e desenvolvimento de pessoas. 

Com acesso a dados e um olhar analítico sobre eles, é possível também reconhecer os colaboradores mais engajados nos treinamentos, impulsionando o seu desenvolvimento contínuo. Por consequência, você favorece a retenção dos melhores talentos na empresa. 

Por último e não menos importante (muito pelo contrário)… 

ROI em T&D 
Ter uma noção exata do ROI (retorno sobre investimento) em T&D é um dos maiores desafios para os profissionais da área, muito pelo fato de o conhecimento ser algo intangível.  

Contudo, os dados estão aí para provar por A+B se o investimento feito nos programas de desenvolvimento de pessoas condiz (ou até supera) o retorno esperado. 

Isso porque LMS que contenha uma ferramenta de análise de dados é capaz de rastrear o impacto dos treinamentos no desempenho dos alunos, na produtividade e nos resultados gerais do time e da empresa.  

Viu só como a análise de dados pode elevar sua estratégia de T&D para o próximo nível. Mas, na sua plataforma de treinamentos essa é uma possibilidade? 

LMS com relatórios do PowerBI 
O LMS da Happmobi é o primeiro do mercado de Educação Corporativa Digital integrado à tecnologia PowerBI, da Microsoft, a principal referência quando falamos sobre extração e análise de dados. 

Com essa mega funcionalidade, você consegue ter acesso facilmente a mais de 55 tipos de informações diferenciadas sobre a experiência de aprendizagem dos colaboradores dentro da plataforma de treinamentos.  

Assim, a tomada de decisões se torna mais acertada e eficiente, permitindo alavancar os resultados do time de T&D de toda a empresa! 

Conheça o LMS da Happmobi e eleve os resultados do seu Negócio! 

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.