7 desafios para o RH (do agora e do futuro) e como superá-los

Publicado em: 30/06/2022

A gente piscou e o CBTD já passou!

Parece que era ontem que a Happmobi confirmava a sua participação e começavam as movimentações internas entre as equipes pra organizar tudo para o evento, o maior congresso para profissionais de Treinamento e Desenvolvimento da América Latina.

Eis que, como num passe de mágica, chega a aguardada 4ª feira, início da 37ª edição do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento.

Mas, antes de contar como foram os três dias de CBTD para a Happmobi, e o que observamos dos profissionais que passaram pelo nosso stand em relação aos desafios que encontram em suas jornadas para prover soluções em Treinamento e Desenvolvimento, queremos trazer uma provocação do palestrante e mágico Lucca Viery, que esteve por lá.

O happy hour aí na sua empresa costuma ser na sexta-feira, às 18h, ou na segunda, a partir das 8h?

Se a sua resposta foi a primeira opção, talvez seja necessário virar uma chavinha pra que a “hora feliz” não seja o fim do expediente e sim o começo (e a gente pode te ajudar muito nisso, afinal, temos “happ” até no nome), rs…

O começo do CBTD foi com emoção, tanto no sentido literal quanto no figurado: a plenária de abertura, ministrada por Geraldo Rufino, com a sua história pra lá de inspiradora, arrancou lágrimas (e muitos risos) dos congressistas. Por outro lado, imprevistos com a organização atrasaram o início do evento e fizeram com que a programação das palestras passasse por mudanças. Como diria um locutor bem famoso: “Haja coração, amigo!” (rs…).

Espaço da Expo, onde estava o nosso stand super bonitão, aberto. Equipe a postos. Happmobi on no CBTD!

Durante as próximas 32 horas, algumas centenas profissionais de Treinamento e Desenvolvimento de empresas de todo o país passaram pelo stand da Happmobi pra conhecer as soluções mais diferentonas em educação corporativa.

Conversa vai, conversa vem, uma palestra termina, outra começa, e a gente percebe alguns dos gaps, desafios e temas a que esses profissionais devem ficar de olho já agora e daqui pra frente. Vamos a eles e o que a sua empresa pode fazer para superá-los?

A importância dos dados
“Os dados são o petróleo da era digital”. Muito provavelmente você já leu ou ouviu essa frase por aí. E ela retrata a mais pura verdade dos tempos atuais: sem dados concretos e confiáveis, não conseguimos tomar decisões com precisão.

“Pivotar” pode até ser uma palavra super legal, mas a real é que ninguém quer ter que errar pra aprender com a falha. Afinal, um outro ditado, este mais antigo, nos lembra de que tempo é dinheiro!

Nas conversas que tivemos com os profissionais que passaram pelo nosso stand, algumas das queixas que mais ouvimos foram:

  • Tenho dificuldade de acessar e extrair dados na minha plataforma LMS;
  • Não sinto confiança nos dados que retiro do meu LMS;
  • O LMS da minha empresa não conta com integração a uma plataforma de análise de dados.

LMS + Dados = Sucesso 🤩
O LMS da Happmobi, o Happ Learning, tem o visual inspirado nas principais plataformas de streaming, o que torna a navegação simples para RH e aluno. Mas, ele não é só um rostinho bonito, não… rs

Ele é um sistema completo, no qual gestores de RH têm acesso, de uma forma muito simples, a um dashboard que mostra os dados sobre o status de cada aluno em relação aos treinamentos e ainda tem integração com o Happ Analytics, a plataforma de dados da Happmobi, que permite a visualização e extração de uma infinidade de informações valiosas para o RH saber como anda a sua estratégia de treinamento e desenvolvimento e, por consequência, tomar decisões mais precisas!

Diversidade e Inclusão
Cada vez mais é importante que Diversidade e Inclusão saiam apenas do discurso e se tornem ações efetivas dentro das empresas. Afinal, quanto mais diversificado e inclusivo o perfil dos colaboradores, mais ideias novas e repertórios diferentes são colocados à mesa e fazem parte das discussões e da tomada de decisão.

A sua empresa pratica ações de Diversidade e Inclusão? Qual o nível de maturidade dela em relação a essas ações?

Se você acha que a sua empresa precisa daquele “upgrade” para entender melhor tudo o que envolve Diversidade e Inclusão, que tal conhecer o treinamento exclusivo que a Happmobi preparou sobre o tema, com dicas bem legais de ações pra implementar por aí?

A liderança pelo (bom) exemplo
Liderança é outro tema super em alta. Não à toa, um dos temas mais recorrentes entre as palestras do CBTD foi justamente o papel e às características dos líderes nestes novos tempos que vêm se desenhando desde a pandemia de COVID-19, essencialmente com o modelo híbrido de trabalho, ao qual muitas grandes empresas têm aderido.

Como construir uma relação de confiança entre líderes e liderados com times trabalhando remotamente e, às vezes, até de maneira assíncrona, a ponto de eles exporem suas vulnerabilidades (e estar tudo bem com isso)? Como despertar o senso de propósito e pertencimento nos colaboradores, sendo que cada um está “no seu quadrado”?

Através de uma liderança humanizada, que lembre que por trás de um crachá (ou de uma janelinha no software de videochamada) está um ser humano, com suas potencialidades e vulnerabilidades!

Pra ajudar a sua empresa a vencer os desafios da Liderança e, inclusive, treinar e desenvolver novos líderes, a Happmobi preparou a Trilha da Liderança, composta pelos seguintes títulos:

Clique nos links e conheça mais sobre cada um dos treinamentos! 😉

Vendas
Vendas movem o mundo. É por meio delas que as empresas sobrevivem e garantem seus resultados.
Aí na sua empresa, como anda o desempenho do time de vendas?

Assim como acontece com as outras equipes, é fundamental para o sucesso da empresa, proporcionar treinamentos para que seu time comercial venda mais e melhor, seja em vendas no varejo ou em vendas complexas.

Bora desenvolver seu time de vendas?

Agilidade
Everybody wants to rule the world be agile!

Num mundo em que tudo acontece mais rápido do que a velocidade da luz, ser ágil é uma questão de sobrevivência. Mas, não ágil no sentido de rápido, e sim no sentido de compreender e colocar em prática as diretrizes da Agilidade (ou Agilismo), filosofia que tem na capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, uma de suas principais características.

Como desenvolvedores de pessoas, entender quais são as metodologias ágeis e prover treinamentos para que os times também sejam absorvam esses conceitos e consigam implementá-los em suas rotinas, pode ser um diferencial para profissionais de RH e para equipes que desejem alcançar o alto rendimento com base nos princípios ágeis.

Quer saber como implementar a Agilidade aí no RH da sua empresa? Leia este artigo.

Lifelong learning
É um caminho sem volta. O mantra do profissional de hoje e do futuro é: seja um eterno aprendiz. Só que, como os tempos mudam (e como!) com a pandemia, a forma de aprender – e ensinar – também mudaram: as plataformas de e-learning ganharam um espaço gigantesco na estratégia de aprendizagem corporativa das grandes empresas, levando à necessidade de desenvolver novas skills, como as habilidades digitais e intrapessoais e, principalmente o protagonismo dos colaboradores em relação ao seu processo de aprendizagem!

E falando em protagonismo…

Faça você mesmo!
Diretamente ligado ao protagonismo está o estímulo para que os próprios colaboradores, sejam do RH ou de outras áreas, compartilhem seus conhecimentos e atuem como criadores de conteúdo, estabelecendo conexões e possibilidades para a construção de uma rede de aprendizagem.

Como fazer isso?

Através do módulo colaborativo do Happ Learning, o LMS da Happmobi, por exemplo. Com ele, os colaboradores podem subir conteúdos da sua área de atuação para a plataforma, dividindo conhecimentos que podem contribuir para toda a empresa.

Uma outra alternativa são as ferramentas de autoria, pelas quais é possível desenvolver treinamentos inteiros, a partir de uma rigorosa curadoria de conteúdo, sem deixar de lado a interatividade e as melhores práticas de ensino e aprendizagem à distância.

Tá sabendo da novidade?
Lá no CBTD, a Happmobi fez um lançamento exclusivo: o Hautoria, sua própria ferramenta de autoria.

Inspirada nas ferramentas de design e criação mais modernas, o Hautoria possibilita a criação de treinamentos corporativos do seu jeito e utilizando todo o know how da startup que nasceu pra ser a diferentona das edtechs! 😉

Ele já vem com vários templates de cursos prontos, pra você só adaptar o seu conteúdo, dezenas de opções de personalização, um design super simples e intuitivo (como tudo por aqui) e um banco de imagens e gifs pra você deixar os treinamentos mais cool!

Quer saber mais?

Tags: