Agile RH: por onde começar e como treinar seus times?

Publicado em: 15/02/2022

Não muito antigamente, quando falávamos em algo avançado ou mais atualizado, nos referíamos a isso como uma “versão 2.0”.

Só que as coisas começaram a avançar numa velocidade cada vez mais acelerada e o que era 2.0 já duplicou! rs…

E então, veio quase como uma exigência para as empresas a adesão ao modelo de gestão 4.0, focado na inovação e adoção de tecnologias cada vez mais modernas para automatizar e desburocratizar processos.

Afinal, como diria o Super Sam, aquele super-herói que apareceu em alguns episódios do Chapolin Colorado: “Time is Money! (oh yeah!)”.

Nesse cenário, ser ágil passou a ser (e continua sendo, agora até mais do que nunca) questão de estratégia. E, no jogo de xadrez que é o mundo das empresas, estar fora do timing em qualquer jogada pode ser fatal.

“Ágil”, aliás, é uma palavrinha que aparece cada vez mais no vocabulário corporativo e em inúmeras áreas, entre as quais, é claro, está o RH.

Embora tenha surgido no setor de TI e para a gestão de projetos, as metodologias ágeis se espalharam e foram adaptadas para vários outros contextos.

Bem-vindos ao fantástico mundo do RH Ágil! Mas, antes, vamos entender…

O que significa ser ágil?
Não, não tem nada a ver com ser o Usain Bolt, o Papa-Léguas, o Lewis Hamilton, o Ligeirinho ou o Speed Racer e sair atropelando a tudo e a todos, pegando atalhos para chegar mais rápido no resultado esperado.

Ágil trata-se, na verdade, de construir o produto certo no momento certo, unindo eficiência e eficácia. Ser ágil pressupõe uma mudança de cultura (mindset), ou seja, na forma de pensar e colocar as ações em prática.

A agilidade como ferramenta de gestão “nasceu” com o “Manifesto Ágil”, publicado em 2001 por um grupo de desenvolvedores de software e, desde então, tem sido absorvida pelos mais variados segmentos.

Um estudo da Everis, em parceria com a MIT Tech Review, analisou a Agilidade na América Latina e chegou a conclusões bem interessantes:

Mais da metade 52% das empresas entrevistadas atribuíram à adoção das Metodologias Ágeis em seus processos a redução de custos e quase 70% apontaram melhorias no que diz respeito à redução de riscos.

A pesquisa também mostrou que a adoção das Metodologias Ágeis pelos setores de Recursos Humanos ainda é uma oportunidade para a maioria empresas entrevistadas. Apenas 14,4% delas já deram algum passo para transformarem seus RHs em departamentos ágeis.

RH Ágil: Por onde começar?
Implementar Metodologias Ágeis no RH não se trata apenas de usar um ou outro framework a fim de fazer entregas mais rápidas, até porque frameworks diferentes podem ser aplicados em situações e projetos diferentes.

Então, o primeiro passo é entender as bases do Agile, compreendendo o que são cada uma das metodologias (como o Scrum, o Kanban e o Pensamento Lean) e, a partir daí, propor – e fazer acontecer, claro – uma mudança de mindset, para que todos os setores dentro do RH estejam alinhados quanto aos benefícios que as metodologias podem trazer para as suas rotinas e, por tabela, para os demais setores da empresa.

O engajamento dos líderes é outro ponto fundamental para se alcançar o sucesso na mudança de mindset e para o sucesso na implementação do RH Ágil.

Testar, testar e testar! Todos com a “chavinha” virada para as Metodologias Ágeis? Hora de botar a mão na massa, então! Mas, como diriam os mais antigos: “Devagar se vai ao longe”. Nada de querer ser um RH totalmente ágil de uma hora pra outra, como num passe de mágica.

Comece pequeno, com projetos menores, para testar cada uma das Metodologias e como elas podem ser aplicadas aos seus processos de Recursos Humanos. Depois, vá expandindo o uso para iniciativas maiores até que todo o time tenha segurança para ser um RH 100% ágil.

E como treinar seus times sendo um RH Ágil?
Um RH Ágil impacta a empresa como um todo e, inclusive, a maneira como os processos e ações são desenvolvidas, isso porque ele é focado nas pessoas, e, por esse motivo, no Treinamento e Desenvolvimento, investe no Lifelong Learning, o aprendizado contínuo.

Com isso, os colaboradores não são treinados somente para desenvolver habilidades e características afins à sua área de atuação, mas em skills técnicas ou comportamentais que não necessariamente tenham alguma relação com a sua área de formação ou a(s) atividade(s) que desempenha(m).

O resultado: um RH com capacidade analítica, visão estratégica e capacidade de tomar decisões mais assertivas. E falando em estratégia, RH’s Ágeis conseguem construir uma estratégia de employer branding quese reflete num processo de recrutamento mais simples, rápido e menos custoso, em colaboradores em desenvolvimento constante e numa taxa de turnover reduzida.

Agora conta pra gente, o RH da sua empresa trabalha com alguma Metodologia Ágil?

Tags:

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.