Marca Pessoal – O que te faz diferente de todo mundo?

Publicado em: 23/05/2022

Você tem medo de saber o que falam de você quando você não está por perto ou está tranquilx em relação a isso?

Independentemente de ter respondido “sim” ou “não” para a pergunta acima, a sua Marca Pessoal sempre deve estar entre as suas prioridades, por um simples motivo: todo mundo projeta uma imagem aos outros, mesmo que de forma inconsciente (olha os Vieses Inconscientes aí, gente!).

Parafraseando uma letra de música que fez muito sucesso nos anos 1990: “Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite você…”

E, você, inclusive, espera que este artigo te explique o que é a Marca Pessoal e porque é importante que todos os colaboradores da sua empresa – do estagiário ao CEO – saibam fazer a gestão das suas marcas pessoais, certo?

Bora, então!? Booooora!

Marca Pessoal – O que é e do que se alimenta?
A primeira coisa que a gente pensa quando ouvimos a palavra “marca” é nas empresas ou produtos de que gostamos. Isso acontece porque a imagem que ela projeta está marcada (com o perdão do trocadilho, rs) na nossa memória.

O mesmo acontece com as pessoas e é disso que se trata a Marca Pessoal: a projeção das suas características (como suas habilidades, valores e personalidade), que acabam por criar uma percepção na mente dos demais. E essa percepção faz com que esperem que a gente cumpra com a promessa e o propósito que esperam de nós, com nossos atributos que nos tornam únicos.

E o mundo corporativo com isso?

Num mundo cada vez mais hiperconectado, as pessoas, mesmo as que não são as “donas e proprietárias” das empresas nas quais trabalham, as representam. Então, é superimportante que elas saibam como fazer a gestão da Marca Pessoal, que é, nada mais, nada menos, do que o processo de gerenciamento estratégico da imagem do indivíduo, para posicioná-lo e evidenciar seus diferenciais frente ao mercado, com cuidado para não cometer nenhum deslize, tipo postar algo polêmico ou que vá contra os princípios morais universais… (e, se o fizer, saber contornar a situação e aprender com o erro).

Pra construir as suas marcas pessoais, seus colaboradores precisam levar em conta seis fatores:

  • O autoconhecimento
    Afinal, nada melhor do que refletir e conhecer a si mesmo para saber quem você é e o que você quer (e pode) entregar para seu público. Lembra da “Missão, visão e valores” das empresas? Elas também valem para as pessoas! 😉
  • Posicionamento
    Aqui, o essencial é entender com quem você quer se relacionar e como você vai entregar o que promete, seja de forma presencial ou virtual.
  • Planejamento
    Nunca é demais repetir: planejamento é importante para tudo na vida, e, com a gestão da sua Marca Pessoal, não seria diferente. E, para montar um plano de ação, o PDCA é uma ferramenta e tanto, porque permite que o monitoramento e melhoria contínua do planejamento!
  • Reputação
    Aqui é que mora o perigo. Como a gente já falou lá em cima, a reputação é o que vai construir (ou desmantelar) a sua Marca Pessoal, principalmente no on-line. Reputação é o que dizem a seu respeito. Então, é fundamental estar sempre alerta para não falar uma coisa e fazer outra. Monitore sempre, pense antes de falar (ou fazer) e deixe a vaidade pra lá.
  • Construa boas relações
    Aqui a empatia é o ponto principal: se você quer ter uma boa Marca Pessoal e ser um profissional com uma boa reputação, crie relações autênticas com o seu público, troque conhecimentos que gerem valor, impactando positivamente e sem esperar nada em troca. Isso cria conexão e confiança com o seu público.
  • Comunicação
    Nunca é demais lembrar aquela frase de um dos maiores comunicadores brasileiros: “Quem não se comunica, se trumbica”. Bem antes das redes sociais e de termos como network caírem “na boca do povo” corporativo, Chacrinha já alertava para a importância da comunicação.

    O que levar em conta para comunicar a sua marca pessoal ao público?
    1) Autenticidade;
    2) Assertividade;
    3) Histórias que envolvam sua audiência.

Autogestão
A Happmobi desenvolveu a Trilha da Autogestão, uma série de treinamentos para que os seus colaboradores adquiram as competências necessárias para desenvolver uma das habilidades mais desejadas do presente e do futuro: a Autogestão.

O treinamento sobre Marca Pessoal é o segundo título desta trilha e, nele, você e seus times vão entender as diferenças entre Marca Pessoal, Gestão de Marca Pessoal e Marketing Pessoal e ficar por dentro, em detalhes, dos seis passos para que elaborem suas marcas pessoais e façam a gestão delas.

Conheça o treinamento! 😊