SCORM: o adaptador de tomadas (ou de cursos) da educação corporativa

Publicado em: 15/12/2021

Se você está avaliando novas possibilidades e diferentes tipos de LMS (Learning Management System), possivelmente foi assim que se deparou com esse termo! Quer saber mais sobre SCORM? Segue o fio!

O que é SCORM?
No ano do “Furacão 2000” o e-learning acontecia de uma forma bem diferente de hoje em dia. Inclusive, os cursos eram desenvolvidos em plataformas diferentes e, muitas vezes, um curso on-line criado para um sistema acabava não funcionando em outro. Imagine o B.O.!

Mas, para nossa felicidade, em 2021, o formato SCORM foi colocado em prática nos Estados Unidos, ainda que sua primeira versão não tenha sido amplamente aceita. A segunda versão, por sua vez, já resolveu o problema de muita gente e muitos E-learnings, sendo totalmente aceita e adotada em outubro de 2001.

SCORM, que significa Sharable Content Object Referent Model, ou Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável, tem a ver com criação de unidades de treinamento on-line para compartilhamento entre sistemas. Ou seja, imagine o SCORM como um adaptador (sim, aquela tomadinha que você tem na sua casa que sempre quebra o galho). Ele é projetado para fazer essa transferência de conteúdo entre os Sistemas de Gestão de Aprendizagem.

Além disso, ele serve como um padrão internacional para cursos on-line. Assim, se o seu curso for publicado em formato SCORM, pode ficar tranquilo de que praticamente qualquer sistema de gerenciamento e-learning irá reconhecê-lo.

O que é um pacote SCORM?
Nada mais é que um arquivo “.ZIP” que contém informações transferíveis de conteúdo para um LMS compatível com SCORM.

Os desenvolvedores de e-learning precisaram se adaptar à um novo padrão, e, agora, todos os materiais de treinamento de cursos estão dentro de um pacote SCORM, no qual um arquivo ZIP é descompactado contendo materiais específicos.

Benefícios do SCORM
O padrão SCORM tem compatibilidade com (quase) qualquer LMS e isso facilita muito na estruturação da aprendizagem, pois ele reconhecerá os cursos SCORM.

Além disso, com o SCORM é possível salvar o progresso durante as aulas. Assim o colaborador não precisa fazer o curso de uma vez só! Ele pode fazer pausas de meia hora, 20 minutos e depois retomar o treinamento de onde parou, sem perder o progresso.

E, SIM!
É através do SCORM que a avaliação dos colaboradores é genuína! Com ele é possível avaliar o progresso do aluno. O sistema mostrará quantos pontos ele está fazendo ou o status de seu curso, transferindo para o LMS.

Em um curso SCORM, o treinamento possui unidades independentes ou módulos, assim, cada módulo pode ser utilizado em qualquer outro curso dentro do LMS.

E o nosso LMS, o Happ Learning? Ele “dá match” com o SCORM?

Mas é claro! O Happ Learning, plataforma de gestão de aprendizagem da Happmobi, faz interface com o SCORM, permitindo que a sua empresa inclua treinamentos desenvolvidos em quaisquer linguagens.

Quer conhecer mais sobre o Happ Learning?

Tags:

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.