Metodologia Lean: Agregue valor e qualidade ao seu negócio!

Publicado em: 10/12/2021

Fazer mais com menos. Essa é a base do Lean Thinking (ou “Pensamento Enxuto”, na tradução para o português), uma filosofia que nasceu como um desdobramento do Método Toyota de Produção, em meados da década de 1950, e que propõe eliminar continuamente os desperdícios para entregar cada vez mais valor ao cliente, ou seja, otimizar processos, produtos, serviços e pessoas com o mínimo de recursos (mas sem perder a qualidade, claro).

Primeiro, vamos entender o que é valor e desperdício para a filosofia Lean.

star_border

Valor

É o objetivo de toda empresa: a satisfação que o
cliente ou stakeholder sente ao adquirir um
produto ou serviço seu. Mas, também, pode ser explicado como tudo aquilo que justifica o
tempo e o esforço dedicados a criação de um
produto ou a mudança em algum processo
que busque a melhoria e proporcione uma
melhor experiência com a sua empresa.

timer_off

Desperdício

é tudo aquilo que consome tempo e recursos da empresa e não agrega valor algum, como superprodução, defeitos e deslocamentos desnecessários de materiais ou pessoas dentro da empresa.

Embora tenha surgido no meio fabril (Lean Manufacturing), por compartilhar métodos e ferramentas em comum com as metodologias ágeis, o Pensamento Lean tem sido procurado e aplicado em empresas dos mais variados segmentos, adaptando-se às características próprias de cada um. Quer exemplos? Vamos lá:

  • Áreas administrativas, com uma filosofia de administração enxuta (Lean Office);
  • Área de serviços, com os serviços enxutos (Lean Service);
  • Área da saúde, com serviços de saúde enxutos (Lean Healthcare);
  • Setor de construção, com as construções enxutas.

Ou seja, independente de qual for o segmento de atuação da sua empresa, é possível implementar a filosofia Lean, mas, existem alguns desafios para que ela se torne parte da cultura organizacional e, daí em diante, avance para um Mindset Lean, ou seja, para que todos os times pensem conforme a filosofia Lean.

Preparamos um curso bem completo, detalhando os principais desafios para se implementar o Pensamento Lean, assim como os conceitos e ferramentas do Lean para a sua empresa colocar a mão na massa e adotar o Pensamento Enxuto em produtos, serviços, processos e na gestão de pessoas.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.