O que torna um profissional protagonista de sua carreira?
Publicado em: 03/03/2022
Você já pensou o que faz de um determinado personagem o protagonista daquela história!?
Pode ser um superpoder, no caso dos heróis, um senso de justiça apurado ou, por outro lado, até as agruras que supera com sua grande capacidade de resiliência, só pra citar alguns exemplos bem comuns na literatura ou na sétima arte.
Mas, e no meio corporativo? Quais as características necessárias para que um colaborador seja protagonista do seu próprio crescimento profissional – e da empresa, por tabela?
“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.
Esse é um ditado que não vale 100% para um profissional que é protagonista, porque, para ser protagonista, não é necessário ter grandes poderes, isto é, ter um alto cargo na empresa. É possível sim, ser protagonista mesmo quando se precisa receber ordens.
O motivo: o protagonismo é uma oportunidade para que o profissional, por exemplo, se posicione e proponha uma forma diferente para resolver um determinado problema, para que a equipe alcance resultados melhores e de maior qualidade, tudo isso respeitando prazos e os processos internos, inclusive a hierarquia.
Ser protagonista é uma habilidade fundamental num mundo BANI, ou seja: hiperconectado, dinâmico, ansioso e incompreensível. Então, quais skills precisam ser desenvolvidas se você é um profissional que quer alavancar seu potencial de protagonismo?
- Análise de riscos
Desenvolver um perfil que pense de forma analítica faz com que o profissional reflita qual é a melhor decisão a ser tomada de acordo com a situação.
- Resiliência
Muito além de “cair 7 vezes e levantar 8”, a resiliência é uma habilidade fundamental para o profissional protagonista, porque tem a ver com a capacidade de passar por cima dos imprevistos (inevitáveis no decorrer de alguns projetos), contornar os obstáculos e, inclusive, utilizá-los a seu favor.
- Lifelong Learning
O aprendizado contínuo faz com que o profissional esteja em constante evolução e, dessa forma, se destaque por buscar estar sempre se aperfeiçoando, mesmo porque, de acordo com o Institute for the Future (IFTF), 85% das profissões que estarão em alta em 2030 ainda nem existem. Profissionais protagonistas têm visão de futuro!
- Accountability
Embora seja um conceito sem uma tradução exata, é muito importante para profissionais que querem ser protagonistas. Colaboradores accountable chamam a responsabilidade para si e buscam sempre aumentar o seu grau de maturidade para fazer, sempre, as melhores entregas de resultados. Nada de “desculpability” por aqui!
Quer saber mais sobre Accountability? Leia este outro artigo.
E como colocar tudo isso em prática? Quais habilidades os seus times podem desenvolver para se colocarem como protagonistas?
Solicite um acesso ao nosso treinamento sobre Protagonismo e veja quais são essas habilidades.
E tem mais! O treinamento traz os 9 passos essenciais para o Desenvolvimento Profissional dos colaboradores da sua empresa, além de uma dica bônus!