Dicas para a sua empresa incentivar a Liderança Feminina

Publicado em: 25/02/2022

Sua empresa e a Liderança Feminina

Antes de começar a leitura desse artigo, a gente queria te propor uma reflexão bem rápida: pense na figura de um líder.

Qual imagem vem à sua cabeça?

Muito provavelmente é a de um homem. Acertamos?

Pois saiba que isso pode ser um dos seus vieses inconscientes atuando. De tanto vermos homens em posições de liderança, acabamos criando, mesmo sem querer, um estereótipo que associa a imagem de líder a uma figura masculina, mais ou menos parecida com aquela ideia que nós crescemos ouvindo de que o Leão [um ser do sexo masculino] é o “rei da selva”. Ou seja, estímulos para associar o papel de protagonista e líder a um homem, não faltam!

E, infelizmente, isso acaba sendo replicado no mercado de trabalho. Prova disso são os seguintes dados, do IBGE, relativos a 2019:

Grupo de líderes mulheres

– Quase 20% das mulheres com 25 anos ou mais tinham nível superior completo, enquanto entre os homens essa taxa era de pouco mais de 15%.

– 37,4% dos cargos de gerência nas empresas brasileiras eram ocupados por mulheres e 62,6% por homens.

– O salário delas é aproximadamente 22% menor do que o deles.

Felizmente, as empresas estão atentas à importância de promover, cada vez mais, a Diversidade e Inclusão, o que também passa por incentivar o protagonismo e o empoderamento feminino no ambiente de trabalho.

Embora tenhamos observado notórios avanços com o passar dos anos, ainda há um longo caminho a percorrer.

Segundo o Relatório Global de Equidade de Gênero, do Fórum Econômico Mundial, para alcançarmos um cenário de plena equidade entre homens e mulheres, ainda serão necessários 80 anos. 😅

A boa notícia é que todxs e as empresas em que trabalhamos podemos dar um passo à frente para acelerar um pouco esse processo.

E o RH tem um papel estratégico para que isso aconteça!
Como?

Colocando em prática uma série de ações para criar uma cultura que promova a valorização, o engajamento e a inclusão das colaboradoras em papéis de protagonismo e liderança, englobando todas as áreas do RH, como o Recrutamento e Seleção e o Treinamento e Desenvolvimento.

Vamos de exemplos?

– Programas de Recrutamento e Seleção e de Desenvolvimento voltados para mulheres;

– Campanhas internas de conscientização para combater o preconceito e a discriminação por causa de gênero;

– Extensão do benefício de Licença Maternidade.

– Treinamento de Vieses Inconscientes e Inteligência de Gênero.

Inteligência de Gênero?
Se você nunca ouviu falar nesse conceito, saiba que ele é super importante!

A Inteligência de Gênero tem como objetivo criar um ambiente em que o relacionamento entre as pessoas se dê de forma saudável, respeitosa e com base na confiança no potencial de cada um.

Até por conta da forma como somos criados, com a ideia de que apenas as características associadas aos homens, como competência, firmeza nas decisões, assertividade e altos níveis de confiança, por exemplo, são consideradas positivas, as mulheres já começam a “corrida” pela liderança com alguns segundos (ou até minutos) de diferença.

O “pulo do gato” da Inteligência de Gênero está exatamente em fazer com que os colaboradores, independente de gênero, compreendam que, por questões biológicas, eles têm características diferentes e complementares e, trabalhando juntos, o trabalho corre de uma maneira mais fluida e quem ganha é a equipe toda!

A gente sabe que liderar sendo uma mulher é um caminho cheio de desafios.

Por isso, preparamos um treinamento com algumas estratégias super legais para que as mulheres dos seus times lidem com os obstáculos que inevitavelmente aparecem pelo caminho e desenvolvam cada vez mais a capacidade de serem líderes incríveis, sem precisarem ser nenhuma super heroína nem domar nenhum dragão! Rs…

Ah, e também tem um pack com iniciativas simples – mas pra lá de inovadoras – que a sua empresa pode colocar em ação para empoderar e criar líderes inspiradoras!

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.