5 temas que devem estar em programas de Onboarding
Publicado em: 08/11/2022
O tão esperado primeiro encontro… seja na vida profissional ou na vida pessoal, todo mundo fica ansioso e cheio de expectativas por ele. Afinal de contas, é esse date que vai dizer se aquele momento é o pontapé inicial para uma relação duradoura, com um fit (pra usar um termo bem comum nos processos de Recrutamento e Seleção, rs…) perfeito, ou não.
Nas entrevistas, a pessoa candidata mostra que possui todas as habilidades técnicas e comportamentais para a função. Rola aquele match com as ideias da empresa, a proposta de emprego é aceita e chega o grande momento: o Onboarding, quando o novo colaborador embarca, de fato, no “foguete” para uma nova jornada.
Traçando um paralelo, o Onboarding é como se fosse o “primeiro encontro” do(a) colaborador(a) com a organização e o seu novo time. Por isso, a importância de estruturar um bom programa para recepcionar a nova pessoa da equipe, transmitindo os valores, a cultura e o “jeito de ser e fazer” da empresa, o que evita frustrações por conta de uma não identificação e prejuízos financeiros e de tempo para ambos os lados, afinal, da falta de motivação para uma taxa de absenteísmo lá no alto, é um pulo…
Então, como compor um programa de Onboarding que engaje, motive e gere identificação entre empresa e colaborador?
Reuniões (virtuais ou presenciais) de apresentação, para transmitir as regras da empresa e informações úteis aos colaboradores funcionam? É claro! Contudo, treiná-los por meio de peças digitais, que facilitem a interatividade e, por consequência, a fixação do conteúdo, e ainda permitam que o colaborador tenha fácil acesso sempre que quiser ou precisar, é uma jogada de mestre!
E quais temas não podem deixar de ser abordados nesse primeiro encontro? É o que vamos ver ao longo deste artigo e com exemplos práticos, desenvolvidos pela nossa equipe de especialistas! Bora lá!?
Não podem faltar
Presença quase que garantida entre os temas obrigatórios nos programas de Onboarding, temas como Saúde e Segurança do Trabalho, Prevenção à corrupção e lavagem de dinheiro, Ética e Assédio Moral e Sexual não podem ser deixados de lado.
Isso porque dizem respeito a uma série de normas, diretrizes e atitudes que devem ser obedecidas dentro e fora da organização, inclusive em relação a órgãos reguladores (no caso dos bancos e entidades do ramo, por exemplo) e a questões que envolvem interesses e olhares atentos de investidores e dos públicos externo e interno!
E como passar essas informações de uma maneira atrativa e eficaz, que fisgue a atenção e transmita tudo o que o colaborador precisa ter sempre em mente!?
Pode ser por meio de uma peça com um vídeo teaser, de curta duração, permeado por ícones que remetam à identidade visual da empresa e seu propósito, tendo como pilar um storytelling (um roteiro que conte uma história) bem estruturado, focado em palavras-chave, que podem ser, por exemplo, seus valores relacionados ao cuidado com o colaborador no que se refere à Saúde e Segurança Ocupacional, com destaque às informações mais importantes.
E para garantir que o colaborador fixe mesmo o conteúdo do vídeo, o RH pode disponibilizar um material em PDF, como um E-book, reforçando os conteúdos apresentados no vídeo, como fez um cliente Happmobi do setor de varejo de moda. 😊
Ou, então, pode apostar num treinamento online no formato de One Page, em que o colaborador assume um papel mais ativo, interagindo com os cards apresentados, ou respondendo breves questionários de fixação antes de seguir para a próxima etapa, com um forte suporte visual, bem ilustrativo e de fácil entendimento. Foi a essa estratégia que um dos nossos clientes, também do varejo, mas do ramo alimentício, recorreu para falar sobre Saúde e Segurança Patrimonial e do Trabalho aos seus colaboradores.
E dá pra unir tudo isso num grande treinamento só, com o famoso “Menu”, com a opção de “Voltar e Avançar”?
Claro que sim! Um outro cliente Happmobi, da indústria de papel e celulose, optou por um Learning Map, um curso mais tradicional, com recursos interativos para apresentar toda a história da empresa, seus ramos de negócio, mindset, valores e certificações, entre outras informações que todo colaborador precisa saber, como questões relacionadas à compliance e canais para denúncia de riscos à integridade do negócio!
E ainda tem mais! Já pensou em construir uma trilha de Onboarding como se fosse uma série? Essa foi a solução encontrar pelo time de especialistas da Happmobi para abordar questões como Ética e Código de Conduta dentro da empresa, prevenção a assédio moral e sexual e gestão de jornadas de trabalho para um cliente do varejo de eletrônicos. 😊
Viu só como um mesmo desafio pode ser solucionado por meio de várias abordagens diferentes? É aí que entra todo o know-how dos especialistas em Happmobi!
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Sustentabilidade e ESG
Temas que estão super em alta, a Sustentabilidade e o ESG, dependendo do tipo de negócio, até já fazem parte do DNA da empresa. Porém, para aquelas que não tem uma ligação estrita com tais temas, é, da mesma forma, superimportante estar atenta a eles, porque o atendimento aos pilares ESG, por exemplo (que englobam a sustentabilidade não só do ponto de vista ambiental, mas também social e de governança corporativa), é cada vez mais importante na avaliação das empresas por parte de investidores e até dos colaboradores.
Por isso, incluí-los em seu programa de onboarding, como fizeram clientes Happmobi do setor de varejo, tem um peso enooorme. Como fazer?
Infografias e pequenos vídeos, ilustrando as iniciativas que a empresa desenvolve, com a escolha das palavras-chave certas no roteiro e exercícios de verdadeiro ou falso ou de relacionar, por exemplo, são a combinação certa para transmitir a postura da empresa em relação ao meio ambiente, à comunidade em seu entorno e a como ela age internamente em termos de governança.
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Diversidade e Inclusão
Outro conjunto de temas super em alta e pra lá de importante para as empresas do hoje e do amanhã! Organizações que possuem uma cultura que incentiva a Diversidade e a Inclusão e investem nisso são 11 vezes mais lucrativas e inovadoras do que as que não o fazem.
Mas, se a sua empresa não tem uma política bem definida de Diversidade e Inclusão, que tal conhecer o treinamento da Happmobi sobre o assunto? A partir dele, poderá estruturar e colocar em prática iniciativas nesse sentido e incluí-las já no Onboarding.
Segurança da Informação/LGPD
Já pensou no prejuízo enorme que um vazamento de dados pode gerar à sua empresa? Pequenas atitudes do dia a dia podem colocar em risco a integridade dos dados de clientes e colaboradores das empresas. Portanto, é fundamental incluir assuntos relacionados à Segurança da Informação e à Lei Geral de Proteção de Dados no programa de Onboarding de sua empresa.
Lembra da série que mencionamos acima? Nela, a Segurança da Informação foi abordada com um “episódio” só pra ela. Mas, também é possível disponibilizar informações sobre esse assunto por meio de um e-book, que o colaborador poderá baixar em PDF e guardar para si (tomando todas as medidas de proteção, claro, rs…) ou até mesmo recorrer a uma pílula de conhecimento, um vídeo breve ressaltando as principais informações sobre o tema e as diretrizes que a empresa adota em relação à proteção das informações.
Bônus: Cultura Organizacional
No fim das contas, um programa ou treinamento de Onboarding precisa transmitir a Cultura Organizacional, ou, como falamos lá no início: o modo de “ser e fazer” da empresa, que passa por todas as questões e temas que abordamos ao longo desse artigo.
Com certeza, você, lá no início da sua carreira, ouviu e se lembra da história dos “três meses de experiência”. Com uma certa margem de erro, pra mais ou pra menos, esses três meses são um período em que RH, gestor da área e colaborador conseguem monitorar e identificar se o match ocorreu mesmo ou se é não era amor, era cilada, rs.
E, pra não correr esse risco e montar uma peça super legal e toda diferentona para o programa de Onboarding da sua empresa, você pode contar com a equipe de especialistas da Happmobi.
A Happmobi é uma edtech com 7 anos de experiência na criação e desenvolvimento de soluções criativas e diferenciadas em educação corporativa digital. No nosso portfólio, estão mais de 80 clientes dos mais variados segmentos, o que mostra a adaptabilidade e capacidade do nosso time em transformar a sua demanda num produto alinhado às necessidades de treinamento dos colaboradores da sua empresa.
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