Mindset Fail Fast: como empresas podem inovar a partir de falhas?

Publicado em: 18/11/2022

Do que adianta errar e persistir no erro? De nada, né!?

Pode parecer história de livro de autoajuda, mas é real: toda falha mostra um aprendizado. O X da questão é que fazemos com o erro e a consequente lição que traz, seja no trabalho ou fora dele: ignoramos e continuamos “dando murro em ponta de faca” ou, então, buscamos identificar o que deu errado e, rapidamente, implementamos algum processo de melhoria ou mudança de postura?

É aí que está o diferencial de colaboradores e empresas inovadoras (e persistentes!). Só pra dar alguns exemplos:

Você sabe quantas vezes Steven Spielberg, premiado cineasta, foi rejeitado na Escola de Cinema da University of Southern California?
3 vezes.

E quantas tentativas foram necessárias para Thomas Edison inventar a lâmpada? Mais de 1000!

Consegue chutar quantos arremessos Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, desperdiçou? Mais de 9000.

E o que eles tiraram de lição disso tudo? Que, como diriam nossas mães e avós, quando éramos menores, “é errando que se aprende”. E esse ensinamento pode ser aplicado nas empresas!

Pode? Como?

Por meio de uma mudança na cultura organizacional, a partir da implementação de um Mindset Fail Fast.

Como a própria tradução sugere, Fail Fast trata-se de errar e aprender rápido (e de forma definitiva) com o erro, olhando com atenção aos dados e informações que estes trouxeram, a fim de ajustar os ponteiros, corrigir as eventuais falhas identificadas no produto ou serviço e melhorá-lo continuamente.

Lá em 2014, o famoso ano do 7 x 1, a Amazon lançou um smartphone para tentar concorrer com os aparelhos do Google e da Apple, e tomou um “7 x 1”, rs… Diversos problemas tornaram o produto um (quase) fracasso estrondoso, com prejuízo de 170 milhões de dólares para a empresa. Quase fracasso? Como assim?

Qualquer semelhança com as metodologias ágeis e ferramentas de melhoria contínua, como o PDCA, não é mera coincidência, rs…

Pois é!

O Mindset Fail Fast é como uma metodologia ágil do aprendizado a partir do erro.

E empresas que adotam esse “estilo de vida” ganham importante vantagem competitiva frente ao mercado, porque:

  • Reduzem desperdícios e perdas;
  • Economizam tempo e dinheiro;
  • Têm colaboradores mais seguros de si e criativos e, por isso
  • São mais inovadoras, ao passo em que não reprimem o erro (desde que não sejam falhas graves e nem condenáveis, é claro).

Na opinião do Diretor de Operações do Project Management Institute (PMI), Michael Prisco, neste artigo para a Forbes:
O cenário de negócios está em rápida evolução e desacelerar não é uma opção, a única maneira de ser uma organização digital-first, orientada por dados e centrada no cliente é melhorar cada vez mais. Isso requer a criação de uma cultura em que a experimentação seja a norma, não a exceção – onde os funcionários se sintam à vontade para experimentar coisas novas, testar novas abordagens e ‘pivotar’, quando necessário, para colocar os principais aprendizados em ação.

Ainda segundo ele, as lideranças têm um papel fundamental para o sucesso desse mindset. “As pessoas precisam se sentir seguras de que podem correr riscos e precisam ver a administração respaldando suas palavras com comportamentos que apoiam a experimentação. É responsabilidade da liderança garantir que essas mensagens sejam ouvidas, compreendidas e adotadas dentro de uma organização”, ressalta Prisco à Forbes.

Como implementar?
Treinamentos corporativos digitais têm se mostrado uma ferramenta bastante importante para o lifelong learning dos colaboradores, possibilitando que desenvolvam habilidades e adquiram novos conhecimentos superimportantes para o presente e o futuro do trabalho.

Por meio dessa estratégia, a empresa consegue reter mais e melhor seus melhores talentos, reduzindo o turnover e, ainda, alavanca seus resultados e sua produtividade.

A Happmobi, em conjunto com o especialista em Gestão, Inovação e Estratégia Corporativa, professor MBA e palestrante, Alexandre Uehara, desenvolveu um treinamento exclusivo sobre o Mindset Fail Fast.

Ao longo do curso, os colaboradores da sua empresa conhecerão em detalhes o conceito desse Mindset, com exemplos de pessoas e empresas que adotaram o Fail Fast como modelo de sucesso, um passo a passo com ferramentas para aprender com as falhas e dicas incríveis do próprio Uehara para desenvolver um projeto baseado no Mindset e incorporá-lo ao dia a dia de trabalho.

Para terminar, ele ainda traz recomendações de filmes e seriados que ajudam a ilustrar, na prática, o Fail Fast.

Primeiro treinamento elaborado pela Hautoria
Você já conhece a Hautoria, a ferramenta de autoria da Happmobi? ha

Desenvolvida pelo time de Tecnologia da Happmobi, a Hautoria permite o desenvolvimento de treinamentos corporativos do início ao fim, de uma maneira super intuitiva, quase como se estivesse utilizando as principais plataformas de design e criação do mercado, só que com o “jeito Happ” de criar, com dezenas de opções de personalização e de tornar o seu treinamento o quão interativo for possível.

O treinamento Fail Fast é uma amostra de tudo o que Consultores Educacionais/Designers Educacionais/Instrucionais podem fazer na Hautoria.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Clique aqui!

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.