5 estratégias de educação corporativa digital para aplicar e engajar em 2023

Publicado em: 22/11/2022

Um mês para o ano acabar. Daqui a pouco, assim que passar a Copa, quando a gente menos esperar, começam as discussões sobre Ceia de Natal com ou sem uva passa (rs). Mas, antes disso, ainda é tempo de organizar os últimos detalhes do planejamento da estratégia de educação corporativa da sua empresa pra 2023.

Com tantas novidades no mercado, decidir a quais formatos de treinamento recorrer para realmente atrair e provocar o engajamento – e, por tabela, a retenção – que você quer dos colaboradores pode não ser das tarefas mais fáceis.

Ao longo deste artigo, vamos apontar alguns caminhos que o seu time de RH pode seguir. Bora lá?!

Audiovisual
Você já deve ter percebido que estamos cada vez mais com os olhos grudados numa tela, mas, se não, faça um exercício rapidinho: procure aí no seu celular a média de tempo que você passa com a tela ligada, consumindo conteúdo audiovisual, seja nas redes sociais, ou ouvindo podcasts, ou assistindo a alguma série.

Já imaginou utilizar todas as possibilidades que o audiovisual oferece para treinar e desenvolver e alcançar os seus objetivos em relação à aprendizagem dos colaboradores?

#1 – Podcast/Videocast
Os podcasts caíram nas graças de geral, tanto que o Brasil é o terceiro país em que mais se ouve esse formato de conteúdo em todo o planeta.  E eles podem fazer parte, também, dos seus treinamentos, tanto como parte de um projeto mais amplo, quando como uma única peça!

Por serem versáteis e acessíveis em diversos dispositivos e plataformas a qualquer hora e em qualquer lugar, os podcasts, assim como videocasts (que nada mais são do que podcasts gravados em vídeo) facilitam a transmissão dos conceitos aos colaboradores de uma maneira que torna o entendimento e a fixação algo quase que natural.

Mas, um ponto merece atenção! Como qualquer formato, os pod/videocasts precisam ser estrategicamente roteirizados, a fim de que se conectem com o restante do conteúdo do treinamento (se for o caso de ser utilizado como parte de um curso) e realmente atinjam os objetivos previstos.

Aqui na Happmobi, gostamos bastante de aproveitar o potencial dos podcasts e videocasts para oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada. Alguns dos treinamentos do nosso catálogo “Tá na mão”, por exemplo, contam com esses formatos. Quer conhecer nosso catálogo e ver como utilizamos podcasts e videocasts em meio aos treinamentos? Clique aqui!

#2 – Webséries
Tem uma demanda que seu time precisa aprender (como a cultura e os valores que os colaboradores devem absorver e levar no dia a dia) que, literalmente, daria um roteiro de cinema? Bora de websérie, então!

Aqui na Happ, temos um case superespecial – e premiado – de websérie, pra te provar como esse formato pode ser super efetivo em treinamentos corporativos.

O Banco Santander procurava uma solução para apresentar conceitos superimportantes para todos dentro da empresa, relacionados à área de financiamentos e encontrou na “Finansérie”, desenvolvida pela Happmobi, o match perfeito!

Por meio de vídeos de ficção, em que atores “personificavam” os conceitos e valores da instituição, simulando situações cotidianas da rotina do banco, os colaboradores puderam captar as posturas que eles poderiam adotar para resolvê-las e/ou contorná-las.

A Finansérie foi um sucesso tão grande que o Banco foi reconhecido com um prêmio importante de inovação em educação financeira!

Saiba mais sobre esse e outros cases aqui!

#3 – Vídeo animação
Também conhecidas por “pílulas de aprendizagem”, as vídeo animações são aquelas soluções rápidas e práticas que vão continuar super em alta em 2023. Afinal de contas, quer meio mais efetivo pra informar e conscientizar seus colaboradores nessa era da “Economia da atenção” do que as vídeo animações!?

E o time de criação da Happmobi é fera nesse modelo de treinamento (e em todos os formatos que falamos e falaremos ao longo deste artigo)! Nossos especialistas em design educacional tem uma grande expertise no desenvolvimento de vídeo animações super diferentonas, baseadas num roteiro estrategicamente elaborado, com as palavras-chave certas pra fisgar a atenção e educar os seus colaboradores!

#4 – Learning Map, o “mapa da mina” do aprendizado
Aprender (e ensinar) é um percurso. Então, por que não utilizar um modelo baseado num mapa pra treinar os times da sua empresa?

Os Learning Maps, são, como a própria tradução sugere, mapas de aprendizagem.

Ferramentas cheias de interatividade, com um pezinho nos games e outro na forma de consumir conteúdo das plataformas de streaming, os Learning Maps propõemfazer com que o colaborador-aluno treine como se estivesse assistindo sua série favorita, “desbloqueando” os próximos “episódios” e até ganhando badges (medalhas de reconhecimento) conforme avança.

Para o programa de treinamentos obrigatórios do Banco Votorantim, nosso time elaborou uma peça baseada nesse conceito! Olha só um “spoiler”!

Gamificação
Já que estávamos rodeando os games, vamos aproveitar o gancho… 😊

Outra solução super legal pra treinar os colaboradores em 2023 (e ao infinito e além, rs…), principalmente aqueles das gerações Y e Z, que têm uma intimidade muito forte com esse universo, a gamificação pode ser aplicada em diversos contextos e temas.

Vamos de exemplos?

O Game Desafios também foi desenvolvido para o Banco BV e trata-se de uma solução gamificada em que os colaboradores competiam entre si num jogo de perguntas e respostas com o tema “competências”. O sucesso foi tanto e o engajamento tão grande que, em apenas 38 dias, foram mais de 10 mil partidas!

Depois, outros parceiros da Happmobi se interessaram pela solução, mostrando a versatilidade do Game, como a Tokio Marine, o GPA, a C&A e a Ultragaz.

Treinamentos que não necessariamente sejam games podem utilizar mecanismos de gamificação? Com certeza!

Desenvolvemos cases bem legais para o time de Visual Merchandising da C&A e para o Hospital Israelita Albert Einstein. Em ambos, foram implementadas “pitadas” de gamificação nas peças, para estimular o aluno a aprender de uma maneira mais descontraída, sem deixar o espírito competitivo de lado.

Veja como transformamos um assunto extremamente técnico numa solução baseada em gamificação para atender a uma demanda de treinamento do Hospital e fale com nossos especialistas para superar seus desafios em T&D preenchendo o formulário ao fim deste artigo.

Happbot – o Bot educacional da Happmobi
Os bots, aqueles famosos “robozinhos” que estão em quase todos os sites para nos atender, também são tendência na educação corporativa.

E aqui na Happmobi a gente sempre se antecipa a elas! 

A Happmobi é uma edtech com 7 anos de experiência na criação e desenvolvimento de soluções criativas e diferenciadas em educação corporativa digital, atuando de ponta a ponta: desde a consultoria educacional para entender as demandas e “dores” dos nossos clientes referentes ao aprendizado contínuo de seus colaboradores e a consequente elaboração de cursos sob medida e de prateleira, até o desenvolvimento de plataformas para a gestão da aprendizagem e criação de treinamentos.

O Happbot, nosso Bot educacional, possibilita que os colaboradores sejam treinados como se estivessem conversando com uma pessoa especialista no assunto do curso. De acordo com as respostas dadas, o Bot direciona a conversa para atingir os objetivos estabelecidos pelo RH e de quebra, informa e esclarece o aluno, de uma maneira super agradável.

Clique aqui para conhecer o Happbot em mais detalhes e arrasar em 2023!

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