Formatos OnePage ou Curso Online? Eis a questão!

Publicado em: 29/08/2022

Criar a melhor experiência de aprendizagem para o aluno na educação corporativa digital é o que todo Analista de Treinamento, Consultor Educacional ou Designer Instrucional procura quando planeja um treinamento para os colaboradores da empresa. Afinal de contas, já ficou mais do que claro que prover treinamentos é uma ferramenta e tanto para aumentar o engajamento, o senso de pertencimento e a produtividade e reduzir o maior pesadelo do RH: a alta rotatividade dos funcionários, o famoso Turn Over.

A primeira decisão a ser tomada no processo de desenvolvimento de um novo projeto diz respeito aos objetivos e resultados esperados com o treinamento. Isso definido, o próximo passo imprescindível é pensar na experiência do aluno ao navegar pelo conteúdo, para que ela seja intuitiva, motivadora e, principalmente, cumpra os objetivos detalhados lá no início. Daí a importância de estabelecer o melhor formato para o curso.

Neste artigo, nós vamos explicar pra você quais são as características de dois dos formatos mais tradicionais e largamente usados em treinamentos corporativos: o Curso Online e o Curso OnePage e, no fim, ainda revelamos um dos nossos segredos pra criar os treinamentos mais diferentões.

Bora? Bora!

Curso Online
Com certeza, eu, você (e todo o mundo, como diz a música) já fez um curso online na vida.

O tradicional que nunca sai de moda! Há quem chame por outros nomes, como “Curso Tradicional”, “Net Curso” ou “Curso de Avançar e Voltar”… Ele representa o que há de mais clássico e efetivo para o e-learning e, certamente, ainda tem o seu espaço!

Voltado para treinamentos mais “parrudos” e aprofundados, com conteúdos que podem se desmembrar em vários temas, o NetCurso é aquele modelo que se divide em um número maior de telas, com lições e módulos diferentes e, por isso, necessita de um menu para facilitar a navegação por parte da pessoa usuária, com botões de “voltar” e “avançar” (por isso, um de seus nomes, rs…), o que permite consumir o conteúdo de maneira mais cadenciada – ou seja, ideal para aqueles conteúdos mais densos e que requerem uma atenção a mais antes de prosseguir.

OnePage
O queridinho da educação corporativa digital, como o próprio nome sugere, trata-se de um treinamento que é inteiro desenvolvido como se fosse uma página única, em que basta o/a aluno/a rolar a página para baixo para “destravar” o acesso à sequência do conteúdo.

Um dos pontos fortes desse formato é exatamente a usabilidade. A navegação se assemelha à forma como consumimos conteúdos na internet e nas redes sociais, por exemplo, o que é um atrativo bem importante, porque o aluno apreende o conteúdo de uma forma mais natural e fluida. E, ainda, há a possibilidade de incorporar mídias que enriquecem o treinamento, como: atividades, quizzes de fixação, podcasts e vídeos.

Cursos OnePage são normalmente utilizados em – e indicados para – microlearning (ou no chamado rapid learning): treinamentos mais curtos, com uma quantidade menor de telas, em que o objetivo é transmitir ao aluno/a uma visão geral sobre o assunto em questão, sem entrar em muitos detalhes sobre normas técnicas, por exemplo.

Pode ser que mesmo cursos cujos temas são mais “densos” sejam elaborados na estrutura de OnePage ou cursos mais “simples” sejam no formato tradicional? Sim, é possível! Tudo depende da avaliação do profissional que vai desenvolver o treinamento! 😊

Nem lá, nem cá… o pulo do gato da Happmobi!
O equilíbrio é o melhor caminho pra tudo na vida, não é mesmo? E, então, se você pudesse unir o melhor dos dois formatos!?

A Happ foi lá e fez! Nasceram assim os nossos conteúdos em Flashcards, que são como se fossem uma fusão dos cursos OnePage com os tradicionais.

Mas, quem disse que curso com navegação por setas precisa só para conteúdos densos?

Se a sua necessidade for algo mais rápido como um Flash, a Happmobi também tem os Flashcards! Eles unem a navegação rápida por setas, como conteúdos mais curtos e objetivos, e com bastante apelo visual para dar aquela incrementada! 😉

Por isso, são ideais para aqueles treinamentos mais rapidinhos ou, por que não, aquela trilha de aprendizagem que tem peças voltadas para diferentes objetivos!

E quer saber o melhor? Você mesmo pode criar treinamentos corporativos para a sua empresa ou para quem você presta serviços usando todo o know-how da Happmobi. Como?

Hautoria, a ferramenta de autoria
da Happmobi
A Happmobi é uma edtech com 7 anos de experiência na criação e desenvolvimento de soluções criativas e diferenciadas em educação corporativa digital. No nosso portfólio, estão mais de 80 clientes dos mais variados segmentos, o que mostra a adaptabilidade e capacidade do nosso time em transformar a sua demanda num produto alinhado às necessidades de treinamento dos colaboradores da sua empresa.

Com o Hautoria, o nosso mais novo produto, você, seja consultor educacional/designer instrucional/profissional de RH de uma empresa ou independente, tem à sua disposição toda a experiência da Happmobi na criação das soluções educacionais mais diferentonas da educação digital!

Uma plataforma que fica na nuvem, ou seja, é leve e não ocupa espaço, inspirada nas ferramentas de criação mais utilizadas do mercado e com diversas funcionalidades pra você mesmo/a ter autonomia pra criar seus treinamentos corporativos do seu jeito e no seu tempo.

Quer conhecer mais vantagens do Hautoria?

Tags:

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.