Saiba como usar o Pitch e arrase na apresentação das suas ideias!
Publicado em: 19/01/2022
“Tempo é dinheiro”, como diz um ditado antigo e muito conhecido – e cada vez mais real. Num mundo cada vez mais disperso, conseguir a atenção (e o tempo) de uma pessoa para vender uma ideia é como ganhar na loteria.
Então, vamos direto ao ponto. Pode ligar o cronômetro. Um minuto, hein?
O elevador, geralmente, é o ponto de encontro dos colaboradores dos vários departamentos de uma empresa.
Já pensou se você ou alguém do seu time tivesse uma ideia genial e simples de implementar, e, por acaso, encontrasse o CEO ou um investidor em potencial no elevador. Seria uma ótima oportunidade para explicar o seu projeto, não é?
Se você concorda, precisa conhecer o Pitch.
Cada vez mais usado no meio corporativo, o Pitch é puro exercício de persuasão, uma apresentação breve e direta para convencer o seu interlocutor, em pouquíssimo tempo, de que a sua ideia vale (e muito) a pena!
”Ah, mas eu não sei convencer os outros”, você pode pensar.
– Palma, palma! Não priemos cânico! – te diria o Chapolin Colorado.
Tudo é treino.
Então, se liga nessas dicas para fazer um Pitch perfeito!
- Prepare-se!
Estude o seu projeto. Identifique o problema que ele pretende resolver e pense em responder, prioritariamente, às seguintes perguntas: qual é o diferencial dele e por que alguém apostaria em você?
- Se vira nos 30!
É nos primeiros 30 segundos que você vai prender a sua audiência. Nada de agradecer seu(s) interlocutor(es) pela oportunidade nem ficar rodeando. Vá direto ao ponto!
- Esteja munido de dados concretos.
Monte uma argumentação baseada em dados reais. Afinal, contra eles, não há argumentos.
- Apresente a sua ideia.
Lembra das perguntas do primeiro tópico? Agora é hora do show! Explique o que a sua ideia tem de especial, como ela poderá ser aplicada na empresa e benefícios que trará para o negócio. Mostrar projeções de resultados pode dar um “tchan” a mais para o seu Pitch.
- Use frases de efeito.
E, para fechar, mostre que tipo de apoio é necessário para implementar a ideia. Aposte em frases de efeito e corra para o abraço (não, pera! A pandemia ainda não acabou, não é uma boa abraçar alguém, risos).
Um Pitch pode durar de 1 a 10 minutos, dependendo da disponibilidade do ouvinte, e nele, também podem ser utilizados slides representar visualmente a ideia, caso haja estrutura para isso. Se não, é na lábia mesmo!
E aí, que tal conhecer o treinamento sobre Pitch da Happmobi? Ele guarda segredos e outras dicas valiosas para incentivar os seus times a serem mais criativos, com voz ativa no desenvolvimento de novos processos e produtos! Bora lá?