Como exercer a Liderança de forma remota

Publicado em: 18/01/2022

Mulher negra líder em reunião online, com texto dizendo "Confira nossas dicas sobre Liderança Remota"

Ser um líder dentro de uma equipe, normalmente, tem sempre a mesma função, não importa a empresa ou a cultura: é sempre motivar, cobrar, orientar e manter o time unido em prol do mesmo objetivo.

Mas, pera aí! E se tudo isso for dentro de um sistema remoto?! Os líderes dos seus times estão preparados para liderar equipes remotamente?

Separamos algumas dicas para você se inspirar e compreender melhor sobre o mundo da liderança (mesmo estando longe do time). É só rolar a tela e boa leitura! 😛

Líder negro comandando reunião online

O que é a Liderança Remota?
Desde o início da pandemia de Coronavírus, em Desde o início da pandemia de Coronavírus, em 2020, muitas empresas adotaram o sistema home office. Embora algumas já estejam até voltando para o presencial, outras adotaram o modelo híbrido (alguns dias no escritório e outros em casa), uma grande questão ainda assombra muitos líderes: como exercer e manter uma boa liderança, motivando os times e sem prejudicar a produtividade?

Uma vez que o ritmo de trabalho é mais flexível, com a adoção do trabalho remoto, a liderança também precisa compreender e estar alinhada com essa flexibilidade.

Principais desafios
Essas particularidades também podem ser chamadas por outro nome: desafios!

A mudança nos meios de trabalho traz desafios bem específicos para a Liderança Remota solucionar. Listamos alguns, olha só:

  • Falhas da comunicação
    Quem nunca foi mal interpretado durante uma conversa de WhatsApp que atire a primeira pedra!
    A falta da linguagem corporal e a impossibilidade de conversar olho no olho acabam causando ruídos que fazem a comunicação mais falha.
    Uma dica para evitar esse tipo de acontecimento é ser o mais didático possível durante as conversas, seja nas calls ou nas trocas de mensagens, principalmente se o assunto for mais extenso ou delicado.
  • Manter a Produtividade
    Nossas casas são incrivelmente cheias de distrações.

    Desde o dog que ataca o carteiro, até a mãe que passa atrás varrendo durante a reunião.
    Mas, fora isso existem fatores que NOS ATACAM!

    O Burnout, o boreout, a depressão e a sensação de solidão causados após tanto tempo fora do escritório (e até sem previsão de volta, dependendo do caso) são apenas alguns deles. Afinal, as pessoas não estão mais se vendo e se ouvindo com a mesma facilidade e frequência.

    Assim, para o líder manter o time com a moral lá em cima e performando bem é essencial dar aquele UP nos colaboradores e aquele impulso no desempenho, de maneira saudável. Ser um exemplo de positividade, faz com que os objetivos diários sejam superados de um jeito mais leve.
  • Falta de Clareza e Feedbacks
    Todo profissional gosta de receber feedback! E você sabe o porquê?
    É a maneira perfeita para saber se está indo pelo caminho certo ou se precisa mudar alguma coisa.

    Porém, no modelo à distância, esse tipo de suporte pode ficar pouco assertivo.
    O que se espera dos líderes no modelo remoto é encontrar ferramentas e maneiras para promover esses feedbacks da forma mais próxima e coerente, seja por meio de tecnologia ou frequência.

Inspire-se!
Ah, e para você se inspirar, trouxemos um grande líder ‘remoto’.

Ok, ele não era exatamente remoto, mas poderia ser! Rs…

Você conhece o Professor Xavier?
Ele é aquele carequinha numa cadeira de rodas, com poder de telepatia: o Líder dos X-MEN!

Você não precisa necessariamente gostar do filme, ou nem ser fã dos X-MEN, e até preferir a DC à Marvel, mas é só uma alusão sobre algumas inspirações que o Prof. Xavier traz e podem ensinar sobre liderança remota.

E elas são bem bacanas para inspirar suas equipes.

  • Conheça o máximo sobre seus colaboradores, até onde pode!
    O Prof. Xavier sempre deu tudo de si para conhecer sua equipe, e ainda que tivesse a habilidade de ler a mente de outras pessoas, sempre respeitou a privacidade de cada indivíduo do seu time.

    Os conhecimentos que adquiriu ao longo do tempo sempre foram utilizados para solucionar grandes conflitos, e assim, Xavier conquistou o respeito de muitos. Como conseguiu conhecer as habilidades de cada membro de sua equipe, foi possível aprimorar e desenvolver cada uma delas também de forma bem específica.
  • Trabalho em Equipe
    O X-MEN é uma grande prova de pessoas diferentes com talentos incríveis e distintos trabalhando juntas para alcançar resultados excepcionais. E, a maior habilidade do Prof. Xavier talvez nem sejam os seus poderes de telepatia ou de ilusionismo, mas sim de conseguir que elas compreendam que a força do time pode superar qualquer conflito, mantendo as engajadas para suas missões.
  • Seja o exemplo
    Mesmo em uma cadeira de rodas, nosso personagem e líder nunca se deixou vitimizar, e sim foi logo o oposto. Ele se colocou como exemplo para motivar seus colegas em atitudes que ensinaram bem mais que palavras.

    E é isso: Um líder deve ter essa energia de motivar sua equipe para atingir além de apenas palavras.

Liderança Transformadora
E, se você se identificou com o Prof. Charles Xavier, saiba que você já faz parte também de um conceito novo, chamada Liderança Transformadora!

É como estar sempre apto a se transformar e desenvolver-se em um ambiente de trabalho dinâmico e de aprendizagem contínua.

Estar preparado para grandes transformações é fundamental para grandes líderes, principalmente porque você fará parte (essencial) do desenvolvimento de outras pessoas!

A sua empresa quer desenvolver equipes para torná-las cheias de novos líderes transformadores que saibam comandar mesmo à distância?

Preparamos um treinamento especial sobre “Liderança Remota”, que, vale lembrar, faz parte do nosso quarteto fantástico: A Trilha de Lideranças!

E vem mais por aí: em breve, lançaremos novos treinamentos para empresas cujo mindset tem tudo a ver com essa postura. É só entrar em contato, preenchendo o formulário abaixo!

Tags: