Mindset Fail Fast: como empresas podem inovar a partir de falhas?
Publicado em: 18/11/2022
Do que adianta errar e persistir no erro? De nada, né!?
Pode parecer história de livro de autoajuda, mas é real: toda falha mostra um aprendizado. O X da questão é que fazemos com o erro e a consequente lição que traz, seja no trabalho ou fora dele: ignoramos e continuamos “dando murro em ponta de faca” ou, então, buscamos identificar o que deu errado e, rapidamente, implementamos algum processo de melhoria ou mudança de postura?
É aí que está o diferencial de colaboradores e empresas inovadoras (e persistentes!). Só pra dar alguns exemplos:
Você sabe quantas vezes Steven Spielberg, premiado cineasta, foi rejeitado na Escola de Cinema da University of Southern California?
3 vezes.
E quantas tentativas foram necessárias para Thomas Edison inventar a lâmpada? Mais de 1000!
Consegue chutar quantos arremessos Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, desperdiçou? Mais de 9000.
E o que eles tiraram de lição disso tudo? Que, como diriam nossas mães e avós, quando éramos menores, “é errando que se aprende”. E esse ensinamento pode ser aplicado nas empresas!
Pode? Como?
Por meio de uma mudança na cultura organizacional, a partir da implementação de um Mindset Fail Fast.
Como a própria tradução sugere, Fail Fast trata-se de errar e aprender rápido (e de forma definitiva) com o erro, olhando com atenção aos dados e informações que estes trouxeram, a fim de ajustar os ponteiros, corrigir as eventuais falhas identificadas no produto ou serviço e melhorá-lo continuamente.
Lá em 2014, o famoso ano do 7 x 1, a Amazon lançou um smartphone para tentar concorrer com os aparelhos do Google e da Apple, e tomou um “7 x 1”, rs… Diversos problemas tornaram o produto um (quase) fracasso estrondoso, com prejuízo de 170 milhões de dólares para a empresa. Quase fracasso? Como assim?
Qualquer semelhança com as metodologias ágeis e ferramentas de melhoria contínua, como o PDCA, não é mera coincidência, rs…
Pois é!
O Mindset Fail Fast é como uma metodologia ágil do aprendizado a partir do erro.
E empresas que adotam esse “estilo de vida” ganham importante vantagem competitiva frente ao mercado, porque:
- Reduzem desperdícios e perdas;
- Economizam tempo e dinheiro;
- Têm colaboradores mais seguros de si e criativos e, por isso
- São mais inovadoras, ao passo em que não reprimem o erro (desde que não sejam falhas graves e nem condenáveis, é claro).
Na opinião do Diretor de Operações do Project Management Institute (PMI), Michael Prisco, neste artigo para a Forbes:
“O cenário de negócios está em rápida evolução e desacelerar não é uma opção, a única maneira de ser uma organização digital-first, orientada por dados e centrada no cliente é melhorar cada vez mais. Isso requer a criação de uma cultura em que a experimentação seja a norma, não a exceção – onde os funcionários se sintam à vontade para experimentar coisas novas, testar novas abordagens e ‘pivotar’, quando necessário, para colocar os principais aprendizados em ação.”
Ainda segundo ele, as lideranças têm um papel fundamental para o sucesso desse mindset. “As pessoas precisam se sentir seguras de que podem correr riscos e precisam ver a administração respaldando suas palavras com comportamentos que apoiam a experimentação. É responsabilidade da liderança garantir que essas mensagens sejam ouvidas, compreendidas e adotadas dentro de uma organização”, ressalta Prisco à Forbes.
Como implementar?
Treinamentos corporativos digitais têm se mostrado uma ferramenta bastante importante para o lifelong learning dos colaboradores, possibilitando que desenvolvam habilidades e adquiram novos conhecimentos superimportantes para o presente e o futuro do trabalho.
Por meio dessa estratégia, a empresa consegue reter mais e melhor seus melhores talentos, reduzindo o turnover e, ainda, alavanca seus resultados e sua produtividade.
A Happmobi, em conjunto com o especialista em Gestão, Inovação e Estratégia Corporativa, professor MBA e palestrante, Alexandre Uehara, desenvolveu um treinamento exclusivo sobre o Mindset Fail Fast.
Ao longo do curso, os colaboradores da sua empresa conhecerão em detalhes o conceito desse Mindset, com exemplos de pessoas e empresas que adotaram o Fail Fast como modelo de sucesso, um passo a passo com ferramentas para aprender com as falhas e dicas incríveis do próprio Uehara para desenvolver um projeto baseado no Mindset e incorporá-lo ao dia a dia de trabalho.
Para terminar, ele ainda traz recomendações de filmes e seriados que ajudam a ilustrar, na prática, o Fail Fast.
Primeiro treinamento elaborado pela Hautoria
Você já conhece a Hautoria, a ferramenta de autoria da Happmobi? ha
Desenvolvida pelo time de Tecnologia da Happmobi, a Hautoria permite o desenvolvimento de treinamentos corporativos do início ao fim, de uma maneira super intuitiva, quase como se estivesse utilizando as principais plataformas de design e criação do mercado, só que com o “jeito Happ” de criar, com dezenas de opções de personalização e de tornar o seu treinamento o quão interativo for possível.
O treinamento Fail Fast é uma amostra de tudo o que Consultores Educacionais/Designers Educacionais/Instrucionais podem fazer na Hautoria.
Quer saber mais sobre a ferramenta? Clique aqui!