A diversidade é o que torna a cada um de nós únicos!
Publicado em: 09/12/2021
Quando falamos a respeito de Diversidade e Inclusão no mundo corporativo, o que vem na sua cabeça?
Tornar a sua empresa um lugar em que haja um convívio entre pessoas de diferentes gerações, raças, etnias, gêneros e orientações sexuais? Se você pensou em tudo isso, a sua resposta está correta! ✔️
Diversidade e Inclusão, embora, numa resposta de “bate-pronto” pareça estar relacionada apenas a pessoas com deficiência, pretas ou LGBTQIA+, não tem a ver com somente uma dessas características, mas com todas elas (e também com questões relacionadas a equidade de gênero e de gerações)!
Evoluímos muito, mas, como prega o Kaizen, não há nada que não possa melhorar um pouco a cada dia.
A disparidade salarial entre pessoas do sexo masculino e do sexo feminino, mesmo nos casos em que ambos ocupem o mesmo cargo, ainda é grande.
Dados do IBGE, relativos a 2019, mostraram que as mulheres recebiam um salário mais de 20% menor do que o dos homens e que, na região Sudeste do Brasil, apenas 34,7% dos cargos do nível de gerência eram ocupados por mulheres, ainda que o porcentual delas com Ensino Superior Completo seja maior do que o de homens entre 25 e 34 anos.
Em relação à raça/etnia, não muda muita coisa: uma outra pesquisa, feita pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em parceria com a Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL), com base em dados do IBGE, revelou que pessoas pretas ganham um salário 17% menor do que brancos que possuem os mesmos níveis de escolaridade, experiência profissional e origem social.
Embora tenha havido uma conscientização e abertura para tratar sobre o assunto no meio corporativo, ainda são comuns comentários e piadinhas (de mau gosto, vale lembrar) preconceituosas em relação a pessoas LGBTQIA+, por estarem “fora dos padrões”.
Você já viu alguém mais velho ou mais novo ser silenciado justamente por conta da idade e do fato de ser mais ou menos “experiente”? Esse é um claro exemplo de etarismo, ou seja, o preconceito por causa da idade dentro da empresa (ou até mesmo de casa).
Grandes conquistas levam tempo e, dessa vez não foi diferente, mas felizmente, a diversidade e a inclusão vêm ganhando força na pauta do RH das empresas.
A sua empresa promove ações e processos de recrutamento voltados a pessoas com deficiência, 50+, pretas ou LGBTQIA+?
A Happmobi desenvolveu um treinamento corporativo com vários exemplos e reflexões mega importantes para a sua empresa colocar em prática nos processos de recrutamento e seleção e no dia a dia dos colaboradores.
A diferença é justamente o que nos torna únicos! ;D
Esses artigos também podem te interessar!