Trilhas de aprendizagem na educação corporativa

Publicado em: 08/12/2021

Nós já temos um papel principal para o longa metragem da educação corporativa. O nosso herói, que irá salvar os resultados da empresa através de aprendizagem contínua, é ninguém mais, ninguém menos que… (rufem os tambores): o colaborador!

Hoje, já não dá mais pra ficar no básico de oferecer apenas um salário + benefícios, porque conceitos como o de aprendizagem contínua (o famoso lifelong learning) ganham cada vez mais importância no ambiente corporativo.

E isso é extremamente positivo para os dois lados! Investir num processo de aprendizado constante faz com que o colaborador esteja sempre atualizado e desenvolvendo novas habilidades enquanto a empresa, ao mesmo tempo, ganha profissionais mais gabaritados, motivados e que vão utilizar os conhecimentos adquiridos nos treinamentos em favor da própria corporação.

Ao decidir incorporar uma cultura de educação como ferramenta para o desenvolvimento dos seus colaboradores, as empresas já dão um passo à frente! Mas, por onde começar a organizar os treinamentos, cursos e demais estratégias, ainda mais num contexto em que o home office ou o modelo híbrido tendem a ser adotados como padrão?

Através de um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) é possível fazer todo o gerenciamento da universidade corporativa da sua empresa.

E, dentro do LMS, o RH pode criar trilhas de aprendizagem, tornando o processo educacional mais fácil e direcionado às necessidades que a empresa avaliou precisar desenvolver junto aos seus funcionários.

O que são trilhas de aprendizagem?
Você já fez uma trilha ou um caminho alternativo que terminava em um lugar como uma cachoeira?

Ao pegar essa estrada, é possível observar as diferentes paisagens, encontrar desafios no meio do caminho, absorver tantas coisas legais até encontrar o que buscava… O fim da trilha!

Com a trilha de aprendizagem é a mesma coisa!

Um local onde o colaborador irá trilhar novas aprendizagens, irá descobrir e explorar novos conhecimentos, através de vários recursos que o levarão a explorar caminhos alternativos dentro do mesmo ambiente (ou tema).

Uma das coisas mais legais que a educação on-line permite é a integração de tipos de conteúdo e atividades diversificados, de forma a criar uma experiência de aprendizagem que seja a mais agradável possível, para que o aluno estude por prazer e não por obrigação.

Uma trilha de aprendizagem é justamente isso: a curadoria dos conteúdos que farão parte dos treinamentos, em seus diferentes formatos, numa sequência lógica e que seja prazerosa para o colaborador, quase vista como entretenimento. Aquela coisa do “aprender brincando”, sabe?

E, para que isso aconteça, planejamento é essencial! Dessa forma, é importante que o RH esteja alinhado com os gestores na identificação das principais necessidades dos times para desenvolvê-los e oferecê-los uma experiência educacional que lhes faça sentido.

A Happmobi desenvolveu um LMS próprio, o Happ Learning. E, é claro, ele permite a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas de acordo com as necessidades da sua empresa.

Além de serem personalizáveis, as trilhas de aprendizagem têm várias outras vantagens:

– Protagonismo e autonomia dos colaboradores
Por ser uma via de mão dupla, ou seja, buscar atender tanto as necessidades dos colaboradores quanto as da empresa, as trilhas colocam estes últimos como o centro das atenções, porque são criadas exatamente para proporcionar a eles novos conhecimentos, de um jeito descomplicado e agradável de aprender.

– Mais engajamento
Tem coisa melhor do que trabalhar num lugar em que você se sente valorizado e importante? Outro destaque é que os próprios colaboradores podem escolher entre as várias opções de treinamentos disponíveis aquelas que atendem também aos seus anseios de crescimento pessoal e profissional e, assim, estarem mais engajados com os objetivos da empresa.

Uma das possibilidades de tratar os conteúdos nas trilhas é fazer com que elas funcionem como etapas de um jogo, isto é, para avançar para a próxima, é preciso cumprir a anterior, o que mantém os colaboradores interessados em atingir os “checkpoints”.

– Aprendizagem contínua
Lifelong Learning, lembra?

Com as trilhas de aprendizagem, é sempre possível descobrir e explorar outros caminhos, afinal, conhecimento nunca é demais, certo?

– Melhor assimilação dos conteúdos
A variedade de formatos (vídeos, podcasts, games e quizzes, por exemplo) que pode ser embarcada nas trilhas de aprendizagem atende a todos os gostos! Por isso, facilita a assimilação e o desenvolvimento das competências desejadas pelo RH quando do momento de arquitetura daquele percurso educacional.

– Produtividade a mil!
Tudo isso, óbvio, faz elevar a produtividade, porque faz com que os colaboradores estejam no centro das atenções, sejam protagonistas do seu próprio crescimento, sintam-se mais motivados a aprender continuamente e, claro, aprendam de um jeito todo diferentão.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.