4 temas sobre Segurança do Trabalho que devem estar no seu radar! 

Publicado em: 23/08/2023

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho vem reunindo uma série de dados super importantes para dar uma dimensão da importância do tema Segurança do Trabalho e é por eles que você vai começar a leitura desse artigo.  

De acordo com o Observatório, desde 2012: 
– Quase 7 milhões de trabalhadores com carteira assinada sofreram algum acidente de trabalho, o equivalente a uma notificação de acidente de trabalho a cada 51 segundos. 

– Mais de 25,5 mil pessoas vieram a óbito em decorrência de acidentes de trabalho, o que significa uma vida perdida a cada 4h, vítima de acidente de trabalho, aproximadamente. 

– 525.576.341 dias de trabalho foram perdidos até o momento em que este artigo é escrito por causa de afastamentos em virtude de acidentes relacionados ao trabalho, representando um custo de mais de R$ 135 bilhões ao INSS. 

Ok, mas o que é Segurança do Trabalho? 
Como o próprio nome já dá uma pista, Segurança do Trabalho diz respeito ao conjunto de iniciativas que deve ser adotado pelas empresas, para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo, dessa forma, a saúde e a integridade física dos colaboradores que fazem parte dessas organizações. 

E, além disso, Segurança do Trabalho também é uma ciência: aquela que trabalha para prevenir que acidentes de trabalho, causados por fatores de risco ocupacionais, aconteçam. 

Acidente de trabalho x Risco ocupacional 
Tem diferença? Tem! E nós vamos te explicar qual é: 
Riscos ocupacionais ​são situações que podem resultar em acidente ou provocar danos à saúde das pessoas, à saúde do negócio em si ou, também, ao meio ambiente, como, por exemplo: falhas na rede elétrica, ferramentas e equipamentos, incêndios, manuseio de produtos perigosos etc.​ 

Acidente de trabalho é qualquer coisa que aconteça durante a execução de tarefas relacionadas ao trabalho, seja no trabalho em si ou no trajeto entre casa e trabalho, que resulte em lesão física, perda ou redução da capacidade de trabalhar, ainda que temporariamente ou, também, doença que leve à morte.​ 

E quais são as causas mais comuns de acidentes de trabalho? 

  • Falta de treinamento,  
  • Falta de equipamentos de segurança e/ou de supervisão, favorecendo atos inseguros no trabalho,  
  • Falta de manutenção adequada de equipamentos, 
  • Condições de trabalho inseguras e/ou perigosas, 
  • Condições pessoais de insegurança, relacionadas a problemas de saúde física ou psicológica e 
  • Comunicação ineficaz.​ 

Como fazer uma boa gestão de
Segurança e Saúde no Trabalho? 
A falta de treinamento, como vimos na lista, é um dos principais fatores para a ocorrência de acidentes de trabalho, o que comprova que treinar os colaboradores, a fim de evitar que exponham-se a situações perigosas, sabendo manejar corretamente máquinas e equipamentos, por exemplo, é superimportante para ajudar a reduzir (ou diminuir a velocidade de crescimento) os números que citamos lá no início deste artigo. 

Segurança e Saúde no Trabalho envolvem diversas questões, entre as quais estão a Norma Regulamentadora n.º 5 (NR 5) e a famosa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Assédio (CIPA).   

A CIPA 
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, popularmente conhecida como CIPA, é uma exigência da NR 5, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece os parâmetros para o funcionamento de tal Comissão, que é a responsável por colaborar para a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

A CIPA é composta por representantes do empregador e dos colaboradores, os chamados “Cipeiros”, os quais têm a atribuição de reunirem-se ordinária ou extraordinariamente para discutir os acidentes ocorridos em determinado período e estabelecer as medidas necessárias para reduzir os riscos de que ocorram novamente, entre outros assuntos pertinentes à Prevenção de Acidentes de Trabalho e, mais recentemente, também de Assédio, com a mudança na nomenclatura e nas atribuições da Comissão, que pode variar de proporção a depender do porte da empresa. 

Prevenção e combate a incêndios 
A primeira coisa que você pensou, certamente, são nos extintores que estão espalhados pelo andar (e se não estão, seu botão de alerta deve estar aceso a essas horas, rs…). 

Os extintores são divididos em 3 classes, cada uma correspondente ao tipo de combustível que originou o fogo: 
Classe A (Extintores de Água Pressurizada) – Voltados ao combate ao fogo em materiais sólidos, como madeira, carvão, papel, entre outros. 

Classe B (Extintores de Pó Químico Seco – PQS) – Voltados ao combate ao fogo em combustíveis líquidos inflamáveis, como gasolina ou óleo combustível. 

Classe C (Extintores de Gás Carbônico) – Voltados ao combate ao fogo em equipamentos energizados, embora a Classe C de Combustíveis refira-se aos combustíveis gasosos, como gás natural, propano etc.

E como surge um incêndio? Aliás, o que é um incêndio propriamente dito?  

Um incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que, por sua vez, surge a partir da combinação de três fatores: 
O calor, que é o responsável por elevar a temperatura dos materiais combustíveis ao ponto de ignição, ou seja, a temperatura mínima para que o material comece a queimar. 

O combustível, isto é, o material que é queimado durante a combustão.  

O oxigênio, que é o elemento mais importante para que algo pegue fogo, pois é ele que sustenta a reação química (combustão). Sem quantidade de oxigênio suficiente, o fogo não consegue se manter. 

Entender como se dá a combustão e os tipos de materiais que podem ser inflamáveis é o primeiro passo para se evitar incêndios. Entretanto, treinar os colaboradores para que saibam ainda mais detalhadamente boas práticas que podem reduzir o risco de ocorrências de fogo descontrolado, é ainda mais importante. 

Primeiros Socorros 
A maioria dos acidentes de trabalho são evitáveis, mas, infelizmente, acabam ocorrendo.  

Nesse ponto, ter noções básicas de Primeiros Socorros pode salvar vidas, seja em virtude de acidentes no local ou a caminho do trabalho, em casa ou na rua, porque acidente não marca hora para acontecer

O que são Primeiros Socorros? 
São medidas tomadas imediatamente após um acidente ou situação de emergência, com o objetivo de auxiliar temporariamente a vítima, evitando que o seu quadro se agrave até a chegada de um profissional de saúde qualificado.​ 

Essas medidas podem ser simples atitudes como ficar ao lado da vítima conversando e tranquilizando-a até a chegada do resgate, cobrir uma ferida, imobilizar uma parte do corpo ou até mesmo ministrar um medicamento que alivie a dor, por exemplo. 

Entretanto, é preciso prestar tal apoio da maneira adequada pois, se aplicados incorretamente, os Primeiros Socorros podem até prejudicar ainda mais a saúde da vítima. 

Numa empresa, a figura do Socorrista é determinante para garantir que os Primeiros Socorros procedam a fim de garantir o atendimento de emergência, agindo também em outros contextos, já que a maioria dos acidentes com vítimas fatais ocorro no trajeto entre casa e trabalho. 

Sua função é a de é manter a pessoa viva e consciente até a chegada do socorro especializado e evitar causar outras lesões ou agravar as já existentes, sendo importante, antes de iniciar os Primeiros Socorros, observar a situação para não se tornar uma vítima também! 

Treinar é preciso! 
Como dissemos um pouco antes, acidentes não marcam hora e simples atitudes podem salvar vidas! Então, ao prover conhecimentos sobre os diversos temas que abordamos ao longo deste artigo (CIPA, Segurança do Trabalho, Prevenção e Combate a Incêndios e Primeiros Primeiros Socorros) na empresa, você prepara seus colaboradores para estarem aptos para atuar em emergências e obedecer às determinações da NR 5, que, vale lembrar, é uma regulamentação a que todas as empresas estão sujeitas

Na trilha de treinamentos sobre a NR 5 da Happmobi, todos esses assuntos são explicados tim-tim por tim-tim, para que os colaboradores de cada time tomem ciência da importância de setores como a CIPA e dos cuidados com a prevenção a acidentes no trabalho a fim de criar ambientes livres de riscos e que favoreçam a saúde ocupacional! 

Conheça a trilha em detalhes clicando no botão abaixo.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.