Chegou a hora de delegar a criação de conteúdos no seu LMS!
Publicado em: 16/08/2023
O mundo corporativo não é mais o mesmo.
Depois da pandemia de COVID-19, então… passamos de um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) para um Mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não-Linear e Incompreensível) e ficou ainda mais claro como a educação corporativa se tornou um diferencial.
Os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS), plataformas virtuais onde gestores e analistas de T&D tem “na mão” todo o gerenciamento dos programas de educação corporativa, vem desempenhando um papel mega importante para aprimorar habilidades e competências dos colaboradores, porque permitem que eles aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar sobre uma infinidade de assuntos. Já para a empresa, os LMS:
- São mais econômicos do que treinamentos presenciais,
- Possibilitam a otimização do tempo do time de T&D,
- Facilitam a escalabilidade dos treinamentos,
- Ajudam a criar uma cultura de aprendizagem dentro do Negócio.
E, como você deve bem saber, é responsabilidade das analistas de T&D e/ou consultoras educacionais alimentar a plataforma de treinamentos e deixá-la atualizadíssima, com os temas de maior interesse para os objetivos da Organização e dos colaboradores.
No entanto, para usar um bordão bastante conhecido do treinamento da Happmobi sobre Vieses Inconscientes, “já imaginou” dar aos colaboradores a possibilidade e mais, a oportunidade, de contribuir gerando conteúdo para o programa de educação corporativa?
Neste artigo, nós vamos explorar porque incentivar a colaboração e a participação dos colaboradores na estratégia de T&D é uma virada de jogo e como essa mentalidade pode fazer empresas como a sua alcançarem níveis cada vez mais altos de engajamento nos programas de educação corporativa.
Por que incentivar colaboradores a compartilharem conhecimento?
A resposta para essa questão está escondida na própria pergunta. Quem conhece melhor as particularidades, desafios e problemas do Negócio do que quem está imerso(a) neles todos os dias? Ao dar espaço para que os colaboradores criem conteúdo, a empresa abre portas para uma fonte valiosa – e inesgotável – de conhecimento que só os colaboradores têm. Afinal, cada um deles carrega em si tudo o que aprendeu ao longo da vida em sua trajetória de estudos e de vida profissional.
Ao abrir essas portas, a empresa não só aumenta o engajamento e o senso de pertencimento em relação ao Negócio, mas também fortalece a cultura organizacional voltada à aprendizagem, uma vez que o colaborador passa a fazer – e se ver como – parte estratégica para o sucesso do todo.
E tem mais! Um LMS que permita um ambiente colaborativo traz outros benefícios para o time de T&D e a estratégia de Educação Corporativa. Veja só:
#1 – Conhecimento compartilhado:
Os colaboradores possuem experiências únicas e, a partir delas, têm condições de gerar insights sobre conteúdos valiosíssimos para o processo de aprendizagem coletivo. E, por estarem na prática do dia a dia de trabalho, conseguem trazer exemplos práticos de situações reais com facilidade, elevando a aplicabilidade do treinamento para a(s) equipe(s).
#2 – Variedade de Perspectivas e possibilidade de inovação: Por carregarem individualmente experiências e formas de pensar e enxergar os processos internos, permitir a colaboração dentro da plataforma de treinamentos é um propulsor para a inovação em processos e/ou produtos e, consequentemente, facilitador da melhoria contínua e um diferencial competitivo importante.
#3 – Atualização constante: Num contexto competitivo em que o aprendizado contínuo é uma necessidade cada vez mais relevante, ferramentas de aprendizagem colaborativas facilitam o compartilhamento rápido e de forma prática de atualizações e novidades que podem ser significativas para o desempenho e os resultados da empresa.
LMS com Módulo de Colaboração
Uma das mais de 40 funcionalidades do LMS da Happmobi é o Módulo de Colaboração, que permite a delegação e a descentralização do conhecimento na empresa.
Como vimos ao longo do artigo, estimular a participação dos colaboradores na estratégia de T&D de forma que compartilhem o que sabem pode trazer importantes vantagens competitivas e resultados no engajamento e na adesão aos treinamentos. Mas, e do lado do time de Gestão de Pessoas, como o Módulo de Colaboração do LMS da Happmobi funciona?
Você, analista ou gestor de T&D, tem total controle sobre os conteúdos submetidos pelos colaboradores, exercendo o papel de avaliação e moderação dos materiais. Assim, pode garantir o alinhamento com as tarefas desenvolvidas dentro do Negócio e com diretrizes de treinamento seguidas pela empresa.
Uma plataforma de treinamentos intuitiva e amigável ao usuário, como é o LMS da Happmobi, permite que os colaboradores de todos os níveis hierárquicos criem, compartilhem e colaborem com a produção de conteúdo educacional sem dificuldades!
Não seria exagero dizer que incentivar o Lifelong Learning dentro da empresa por meio de uma cultura pautada na colaboração é a “Pedra Filosofal” do novo mundo dos Negócios, aquela que proporciona a imortalidade ou, no caso, aquilo que pode ajudar a garantir e potencializar o sucesso das empresas ao longo de sua jornada, rs.
Quer ver como o Módulo de Colaboração do LMS da Happmobi pode transformar a cultura de aprendizagem na sua empresa e melhorar indicadores de treinamento? Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração!