Aprendizagem Social na Educação Corporativa 

Publicado em: 25/04/2023

Você é daquelas pessoas que sai distribuindo likes, comentando e enviando posts nas redes sociais para seus amigos? 

Aprender não acontece somente quando estamos frente a frente com um professor ou mentor falando sobre um determinado assunto. Há diversas outras formas de aprendizado e, pode apostar, que você já aprendeu muita coisa, na teoria e na prática, se relacionando com outras pessoas e, inclusive, rolando o feed das suas redes sociais. 

E isso tem um nome: Aprendizagem Social, ou Social Learning, em inglês. 

O que é essa tal de Aprendizagem Social? 
A Teoria da Aprendizagem Social tem origem nos anos 1960, época em que o professor e psicólogo canadense Albert Bandura começa a se debruçar sobre o assunto, tomando como base a Teoria Behaviorista (ou Teoria Comportamental), segundo a qual o aluno tem um papel passivo perante o professor, responsável por transmitir-lhe o conhecimento. 

O pulo do gato é que Bandura acrescentou um elemento à essa equação: a influência do meio em que se está inserido como parte do processo de aprendizagem. 

Ou seja, além do formato tradicional, no qual existe a figura do professor dando instruções ao aluno, a aprendizagem pode ocorrer: 

  • Por meio da simples observação e repetição de um comportamento ou
  • Por meio da inspiração (ou do exemplo) provocados por uma pessoa com autoridade e influência no assunto. 

Tais estímulos poderiam contribuir para a assimilação de conhecimentos e experiências.  

Um exercício rapidinho para você entender o que é a Aprendizagem Social e como ela funciona:  
Pense em valores ou mesmo nos conhecimentos técnicos que você adquiriu fora de uma sala de aula, pela mera convivência em sociedade, seja em casa, com os amigos ou no trabalho. 

E já que mencionamos o trabalho… 

Como aplicar a Aprendizagem Social na Educação Corporativa? 
Assim como a humanidade, a Aprendizagem Social ganhou novos contornos dos anos 1960 para cá, deixando de ser apenas offline, em cursos de formação, treinamentos presenciais e papos entre um cafezinho e outro no escritório, por exemplo. Ela acabou ganhando espaço no on-line, com treinamentos e cursos à distância e o happy hour passando para o virtual, principalmente quando chegou a pandemia e nos obrigou a distanciarmos uns dos outros. 

Nesse período, o uso de redes sociais aumentou consideravelmente. Inclusive, como meio de informação. Para se ter uma ideia, um levantamento conduzido por uma empresa especializada em pesquisas de mercado apontou um crescimento de 40% no uso de redes sociais como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp apenas no primeiro ano de pandemia. 

De acordo com uma empresa brasileira da área de Tecnologia, no período pandêmico, mais de 60% dos brasileiros se informavam via redes sociais sobre a pandemia, sendo que a maioria deles estava na faixa etária entre 18 e 34 anos. 

Então, por que não utilizar a mecânica e os mesmos princípios das redes sociais como ferramenta para treinar os colaboradores, tão familiarizados (e em alguns casos, até viciados em redes sociais)? 

Os benefícios de tal estratégia são enormes: 

  • Favorece o engajamento  
  • Estimula o desenvolvimento de habilidades comportamentais 
  • Tem uma mecânica instigante e familiar ao usuário, independentemente de fatores geracionais 
  • Podem ser um termômetro da adesão e da experiência dos alunos

O Happ Learning, plataforma de gestão e experiência de aprendizagem gamificada (LMS + LXP) da Happmobi ganhou uma nova funcionalidade, o Módulo Social. 

Por meio do Módulo Social, os colaboradores da sua empresa podem interagir da mesma maneira que fazem nas redes sociais, só que, em vez de curtir, comentar e enviar fotos, textos e memes, os likes, comentários e recomendações são em relação aos treinamentos! 

Sim, o seu LMS se torna uma rede social de treinamentos, na qual os usuários podem curtir os cursos que mais gostaram, deixar seu comentário sobre os mesmos e indicá-los aos colegas de empresa. Legal, né? 

E essa não é a única novidade. Clique no link abaixo e fique por dentro da sua nova plataforma de gestão e experiência de aprendizagem. 

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.