Ir para o conteúdo
Logo_Happmobi_Tiffany
  • LXP / LMS
  • FUNCIONALIDADES
  • CASES
  • CONHEÇA +
    • CATÁLOGO DE CURSOS
    • CURSOS CUSTOMIZADOS
    • CENTRAL DE DOWNLOADS
  • QUEM SOMOS
  • BLOG
  • CONTATO
    • FALE COM A HAPPMOBI
    • TRABALHE CONOSCO
  • LXP / LMS
  • FUNCIONALIDADES
  • CASES
  • CONHEÇA +
    • CATÁLOGO DE CURSOS
    • CURSOS CUSTOMIZADOS
    • CENTRAL DE DOWNLOADS
  • QUEM SOMOS
  • BLOG
  • CONTATO
    • FALE COM A HAPPMOBI
    • TRABALHE CONOSCO
Linkedin Youtube Instagram Spotify
Produto Mínimo Viável

A inteligência por trás dos lançamentos

Cada vez mais estamos analisando onde vamos investir nosso dinheiro, e isso não é diferente no mundo corporativo.
Bem provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o Produto Mínimo Viável, mas o que significa essa sigla que nem sempre é tão fácil de ser lembrada?

O Produto Mínimo Viável é um termo que vem do inglês Minimum Viable Product (MVP)
Este termo, apesar de não tão viável para memória (risos), é imprescindível para não arriscarmos todo o dinheiro em algo que possa apresentar riscos de não se adaptar ao mercado.

Pra quem é?

O Produto Mínimo Viável nasceu para a realidade do mercado de inovação e startups, porém, conquistou o mundo ao trazer mais segurança na hora de lançar um produto ou serviço. Então, podemos dizer que ele pode ser aplicado por qualquer tipo de empresa e negócio.

É claro que as startups ainda têm uma maior inclinação à aplicação do Produto Mínimo Viável, pois, geralmente, trabalham com inovações disruptivas (aquelas que rompem os padrões atuais) e, portanto, é importante diminuir a imprevisibilidade e riscos.

Pra que serve/Como funciona

E vamos lá!
Imagine que você irá abrir uma sorveteria com sabores autênticos, antes seria interessante saber o que os consumidores acham da ideia, certo? Então, seguindo o Produto Mínimo Viável, você poderá montar uma tenda em algum lugar e fazer uma experimentação do seu produto com um certo número de pessoas. Durante o teste, é importante coletar as informações e opiniões dos consumidores para ter um feedback do seu produto.

E se a resposta for um pouco fria (pegou a referência? rs), você não irá ter gastado um moooonte de dinheiro.

É para isso que serve o Produto Mínimo Viável, uma versão do produto que passa por todas as etapas de um novo negócio, mas com o mínimo de esforço e investimento envolvido.

As etapas são:

CONSTRUIR > MENSURAR > APRENDER

Neste processo, podemos considerar algumas reflexões:

  • Defina o que o produto vai resolver ou oferecer de diferente

  • Não se prenda aos detalhes técnicos, estéticos, de UX

  • Faça testes e colha feedbacks

Os tipos de Produto Mínimo Viável

Produto Mínimo Viável Concierge

O Produto Mínimo Viável Concierge tem este nome, pois ele atende as necessidades dos clientes de maneira próxima e personalizada. Não precisa ter um produto próprio, evitando custos altos de investimento no desenvolvimento deste, podendo ser, então, um serviço exclusivo, como por exemplo a Food on the Table, que é um serviço web que ajuda as mães a planejar e a economizar nas refeições semanais da família. Neste modelo, coleta-se dados e informações sobre as necessidades objetivas dos clientes, trazendo, então, a melhor solução.

Mágico de Oz

Muito próxima da Concierge, o Produto Mínimo Viável Mágico de Oz proporciona também serviços exclusivos, porém é um processo mais manual, com pessoas acompanhando todo as etapas para detectar falhas e possíveis oportunidades de melhoria. Um exemplo deste modelo é uma companhia de táxi, que ligava pedindo táxi para os primeiros usuários da sua plataforma. O benefício deste modelo é o envolvimento máximo no processo essencial do seu produto.

Produto Mínimo Viável Fumaça

O Produto Mínimo Viável Fumaça é uma forma simples de divulgar seu produto para seus clientes, pode ser em formato de vídeo, Power Point, Landing Pages e mais. O importante é o nível de interesse poder ser mensurado por meio da taxa de conversão da página e cadastro para download de algum material. Assim, você consegue identificar o nível de empatia do público com o seu produto ou serviço e entender melhor os próximos passos. Um exemplo para este modelo é o lançamento de algum curso online, uma forma de avaliar é criar um vídeo e uma landing page como apresentação do produto.

Produto Mínimo Viável Duplo ou A/B teste

Este modelo é o teste AB do seu produto. Isso significa que você vai desenvolver o produto em dois formatos para analisar a sua aceitação, o desenvolvimento e a experiência do cliente. O produto pode ter variações em: tamanho, forma de uso da interface, compatibilidade, maneiras de segurar e/ou transportar, sistema operacional e mais.

Produto Mínimo Viável Protótipo

É feito com um exemplar do produto ou serviço, fazendo com que o cliente experimente, explore e avalie. Ideal para softwares e funcionalidades complexas, o protótipo é um exemplar funcional da solução. Por ser mais completo e se parecer muito com o produto final, esse tipo de Produto Mínimo Viável costuma sair mais caro em relação à maioria dos demais.

Como implementar o feedback do cliente?

Falamos muito sobre como é importante o feedback e a experiência do cliente no teste do produto. Por isso, para mensurar, é preciso compilar de forma organizada os Produtos Mínimos Viáveis que irão ser testados, por quem e como será feita a coleta das devolutivas.
Pesquisas qualitativas e quantitativas são ótimas opções e cada uma será mais eficiente para cada tipo de teste.

Produto Mínimo Viável

Consigo identificar o tipo de consumidor durante o teste de Produto Mínimo Viável?

Durante os testes e pesquisas, é possível ser moldado um perfil de consumidor, mas pode ser também que este não seja seu público-alvo final, após todas as melhorias e evoluções. Portanto, é indicado acompanhar e fazer pesquisas e testes constantes a cada atualização.

Geralmente, os tipos de consumidores são:

  • o consumidor satisfeito, que gostou muito do Produto Mínimo Viável e não irá sugerir nenhuma mudança;

  • o consumidor indeciso, que contribui com algumas sugestões, pois gostaria de ver algumas melhorias;

  • o consumidor confuso, que não vai entender muito bem no primeiro momento a solução oferecida no Produto Mínimo Viável;

  • o consumidor que não se interessou pelo seu Produto Mínimo Viável.

Viu como é importante implementar um Produto Mínimo Viável em um novo negócio?

Os riscos de gastos são controlados, você testa a viabilidade e didática do seu produto e ainda consegue identificar seu público-alvo.
E isso tudo foi só um gostinho! Quer saber na íntegra tudo sobre Produto Mínimo Viável e como aplicá-lo em seu novo projeto? Temos um treinamento corporativo que explica tintim por tintim!

Conheça o curso sobre Produto Mínimo Viável

Nossas redes

Youtube Instagram Linkedin-in
Conheça as funcionalidades do seu próximo LXP!

Segurança da informação no LXP e LMS

Plataforma LMS com alta disponibilidade e estabilidade

Busca por treinamentos na plataforma LMS

Pesquisa NPS integrada na plaforma LMS

LXP e LMS para organização de treinamentos

Gamificação na plataforma LMS​​

LXP e LMS com integração ao SSO e sistemas de RH

Inteligência artificial no LMS da Happmobi

Visão geral do LMS e LXP da Happmobi

LXP e LMS com certificação automática

LXP e LMS com recursos sociais

LXP e LMS com gestão de treinamentos presenciais

Landing page personalizada na plataforma LMS

LXP e LMS com assessment personalizado

Painel de expectativas na Plataforma LMS

LXP e LMS com ementa de cursos interativa

Avaliação de reação no LMS e LXP

LXP e LMS com acessibilidade digital

Mentoria corporativa na plataforma LMS e LXP

LXP e LMS com API de integração

LXP e LMS com termo de aceite digital

Gestão de treinamentos obrigatórios

Leia também

aprendizagem-corporativa
Artigos sobre educação corporativa

Futuro da Aprendizagem Corporativa e Tendências no CBTD 2025

Dieta
Artigos sobre educação corporativa

Alimentação e Saúde Mental: A Relação Essencial

R&S mais assertivos com a Candidate Persona
Artigos sobre educação corporativa

Candidate Persona: Ache o Talento Ideal e Reduza o Turnover

lms turnover varejo
Artigos sobre educação corporativa

Turnover no varejo: como reduzir esse indicador?

Carregar mais
Conheça mais sobre a Happmobi em nossas redes sociais.
Linkedin Youtube Instagram
Happmobi Educação Digital
Queremos impulsionar o crescimento das estratégias da sua empresa.
Conte com a nossa expertise em educação corporativa para desenvolver talentos e alcançar resultados extraordinários.
Produtos e serviços
  • Plataforma LXP / LMS
  • Catálogo de Cursos
  • Cursos Customizados
Mais informações
  • Cases
  • Funcionalidades
  • Blog
  • Quem Somos
  • Central de Downloads
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Privacidade
Contatos
Escritório: 11 2776-1077
contato@happmobi.com.br Av. Queiroz Filho, nº 1700
Vila Hamburguesa – São Paulo/SP
Logo_Happmobi_Tiffany

2025® Happmobi Educação Digital - CNPJ 19.724.789/0001-51

Linkedin-in Youtube Instagram Spotify
Logo_Happmobi_Tiffany
Gerenciar o consentimento

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.

 

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico também é usado para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}