Treinamentos essenciais para equipes híbridas

Publicado em: 29/04/2022

Como será o futuro (ou melhor, o presente) do trabalho, com a pandemia dando sinais de que vai arrefecer?
A COVID-19 provocou uma revolução na maneira de se trabalhar. Com exceção de alguns setores – os essenciais, que não tiveram mudança alguma em seu esquema de trabalho desde março de 2020, quando o primeiro caso do Novo Coronavírus foi notificado por aqui – empresas do mundo todo tiveram que, “aos trancos e barrancos”, adaptar suas rotinas de trabalho para o home office.

Agora, dois anos depois, muitas começam a chamar seus times de volta para o escritório, mas de uma forma diferente: em vez de os cinco dias presencialmente, os colaboradores podem optar por trabalhar alguns dias em casa, remotamente, e outros no escritório. E esse, que já é o presente, deve ser o futuro do trabalho: o modelo híbrido.

Uma pesquisa da Robert Half, empresa de consultoria em Recursos Humanos, revelou que 48% das empresas brasileiras pretendem adotar o modelo de trabalho que mistura o presencial e o home office, em 2022.

Do outro lado, o trabalho híbrido também é a preferência de 42% dos colaboradores, conforme um outro levantamento.

Num cenário como esse, a quais temas os gestores de Recursos Humanos devem apontar seus radares em termos de Treinamento e Desenvolvimento?

Preparamos uma curadoria especial com sugestões de temas que são fundamentais para os seus times que estão no modelo híbrido (e mesmo os que não estão, afinal, aprender nunca é demais, né?). Continue a leitura e aproveite essas dicas!

Falando em aprendizado…

Lifelong Learning
Lifelong Learning, ou “Aprendizado ao longo da vida”, é uma tendência que vem ganhando espaço a cada ano. Não à toa, é palavra de ordem nas grandes empresas e naquelas que valorizam seus colaboradores para além do pacote de benefícios.

Diversidade e Inclusão, Autoliderança, Habilidades necessárias para os líderes da nova economia, Inteligência Artificial, Inovação, Segurança, Autoestima e Saúde Mental no ambiente de trabalho.

Esses são só alguns dos assuntos do treinamento sobre Competências para o Futuro, uma seleção dos temas mais relevantes para equipes e lideranças estarem preparadas para os novos tempos.

Por meio de artigos, conteúdos em vídeo e sugestões de livros e filmes complementares, o treinamento traz uma seleção completa para os seus times aprenderem sempre!

Como ser um líder remotamente (ou com equipes remotas, espalhadas em locais diferentes)?
A pandemia trouxe desafios para os colaboradores, principalmente aqueles que têm um perfil que necessita de suporte e orientação para realizar suas atividades. Mas, também foi um prato cheio de dificuldades para as lideranças.

Como supervisionar, aconselhar e acompanhar o andamento dos projetos sem ter a equipe por perto, e ainda tendo que lidar com tarefas domésticas, o gato passando na frente da câmera no meio da reunião junto com o caminhão do gás como trilha sonora?

Foi difícil, né?

A Liderança Remota já é um fato, ainda mais levando em conta os dados das pesquisas que citamos algumas linhas acima.

Quais competências os líderes e gestores de equipes precisam desenvolver para superar os desafios do trabalho remoto/híbrido? O treinamento que desenvolvemos traz dicas superlegais para passar por cima das dificuldades de não estar no mesmo lugar que seus liderados, como a…

Comunicação
A Comunicação, ao mesmo tempo em que é um desafio para equipes híbridas, também é uma habilidade fundamental para profissionais híbridos. De acordo com Peter Drucker, o “pai” da administração moderna, 60% dos problemas e conflitos dentro das empresas são motivados por problemas de comunicação.

Imagine, então, num cenário em que a comunicação se dá muito mais através de meios virtuais do que no “tête-à-tête”!?

Por mais que as calls estejam aí, o olho no olho não é o mesmo, a linguagem corporal também não e, menos ainda, a entonação, o que torna, muitas vezes, a comunicação impessoal. Como estabelecer diálogos pautados pela assertividade, de uma forma não-violenta, mesmo nas conversas difíceis, aquelas que a gente tenta evitar a qualquer custo?

Na Trilogia da Comunicação, reunimos esses três assuntos para você preparar os seus times em relação a uma das skills mais importantes no novo modelo.

Conheça nossos treinamentos sobre Comunicação Assertiva, Comunicação Não-Violenta e Conversas Difíceis.

Aproveitando o gancho da comunicação, precisamos falar sobre…

Feedback
Como dar feedbacks eficazes aos seus colaboradores on-line? É possível? Claro que sim!

O feedback é uma ferramenta pra lá de importante para os colaboradores dos seus times (e também para você, gestor de RH), porque os ajuda a entender quais são os seus pontos fortes, quais precisam de atenção e, dessa forma, promove um alinhamento de expectativas entre empresa e funcionário. Não bastasse isso, também é benéfico para lideranças, que, por sua vez, podem receber um feedback de seus liderados e, assim, também evoluir profissionalmente.

E temos treinamento sobre Feedback também! Nele, você, gestor de RH, e os colaboradores da sua empresa vão conhecer modelos de Feedback que podem ser realizados tanto presencial quanto virtualmente e a sua importância enquanto ferramenta de comunicação.

Conheça o treinamento e peça o seu acesso exclusivo!

Protagonistas no trabalho híbrido?
Há 84 anos (rs), quando todos iam ao escritório para trabalhar, era até fácil identificar os colaboradores que tinham um potencial de protagonismo, que chamavam a responsabilidade para si, a quem os demais podiam recorrer quando precisavam de auxílio para tomar uma decisão, mesmo sem ter um cargo de líder.

Mas e no modelo híbrido, com parte da equipe ali no escritório e outra em casa (ou em qualquer lugar do planeta?). Como incentivar o protagonismo – e a formação de profissionais protagonistas – nesse novo cenário que vai se construindo?

No treinamento que a Happmobi desenvolveu a respeito de protagonismo, você e seus times vão conhecer as habilidades fundamentais para profissionais que desejam ser protagonistas no modelo híbrido, o caminho para assumir um papel de protagonismo e muito mais.

O segredo?

Invista em Treinamento e Desenvolvimento!

Tags:

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.