Segurança da Informação – Por que ela é primordial para qualquer negócio?

Publicado em: 24/03/2022

Se nós te pedíssemos pra listar quais os ativos mais importantes para a sua empresa, podemos arriscar com 99% de certeza que você colocaria informações e dados na primeira ou, no máximo, na segunda posição, com os recursos humanos logo na cola.

Por quê? Porque são as pessoas que lidam e tratam diariamente as informações – algumas estratégicas e até sigilosas – e tomam as decisões que fazem as empresas chegarem aos objetivos traçados.

Mas, e se essas informações forem perdidas ou sequestradas por hackers? Os prejuízos, sem dúvidas, serão enormes financeiramente e atingirão em cheio a reputação da empresa para com seus clientes, investidores, colaboradores e fornecedores.

Desde o início da pandemia, os ataques hacker a empresas, seja no Brasil ou em outros países, triplicaram. O home office e a vulnerabilidade dos sistemas de algumas empresas, segundo o estudo “How Covid-19 is impacting future investment in security and privacy” foram alguns dos fatores que contribuíram para esse crescimento.

É pra evitar que isso alcance números ainda maiores que a Segurança da Informação está aí!

O que é Segurança da Informação?
A Segurança da Informação nada mais é do que um conjunto de ações que você, enquanto colaborador(a), e seus times podem adotar para protegerem-se de ataques virtuais, ameaças e vulnerabilidades no ambiente de trabalho, seja em casa ou na empresa.

Algumas dessas ameaças e vulnerabilidades são:

  • Falha em sistemas que causam a indisponibilidade de serviços;
  • Furto ou perda de discos rígidos (HDs e pen drives, por exemplo) e crachás;
  • Gravações indevidas de conversas sobre informações estratégicas ou confidencias;
  • Perda de arquivos causada por softwares maliciosos (malwares) e
  • Vazamento de dados de clientes
    e colaboradores.

A Segurança da Informação se baseia em três valores para evitar que esses problemas ameacem a sua empresa: a Confidencialidade, a Disponibilidade e a Integridade das Informações.

Cada uma delas garante a proteção dos dados, para que não sejam danificados ou modificados, estejam disponíveis para serem usados sempre que necessário por profissionais que tenham a permissão para isso, evitando interrupções nas atividades ou serviços da empresa.

Como evitar riscos?
Todos os colaboradores de uma empresa, sem exceção, são responsáveis por garantir a Segurança da Informação e, para isso, devem tomar cuidado para não cair em armadilhas da chamada “Engenharia Social” e em relação às suas senhas, ao compartilhamento e armazenamento de dados, ao uso de softwares, em reuniões (virtuais ou presenciais) em que algum tipo de conteúdo seja apresentado, entre outras situações.

Treine seus colaboradores
Por isso, é importante que o RH esteja ligado e proporcione treinamentos para que os seus times entendam o que é a Segurança da Informação e fiquem atentos a pequenas ações do dia a dia que podem colocar em risco informações, no mínimo, estratégicas para a empresa.

A Happmobi lançou um treinamento completo a respeito da Segurança da Informação no meio corporativo. No curso, além do conceito, os colaboradores da sua empresa vão conhecer as principais ameaças à segurança de dados, o que é a Engenharia Social e dicas de cuidados para garantir a proteção das informações importantes para a empresa (e para si mesmo)!