3 passos para montar o seu planejamento de carreira!

Publicado em: 13/04/2022

“Eu já tenho o ‘filme’ da minha carreira profissional inteirinho roteirizado na cabeça” ou “Deixa a vida me levar, vida leva eu…”

A qual desses dois times os colaboradores da sua empresa pertencem quando se trata de carreira? Eles já têm uma resposta pronta pra aquela pergunta clássica dos processos de recrutamento e seleção (a famosa: “Onde você se vê daqui a 5 anos?”) ou vão pra onde a vida quiser levá-los?

Independente de qual seja a sua resposta, para ambos os casos, ter um Planejamento de Carreira é primordial!

No primeiro, pra eles não se perderem no meio do caminho e, principalmente no segundo, pra, agora mesmo, eles começarem a ser os protagonistas de suas carreiras profissionais, seja na empresa em que trabalham atualmente ou ao longo de toda a vida.

Mas, por onde começar?

Pega a sua pipoquinha, se acomode no sofá (ou na sua cadeira do escritório) e dá o play nessa história (ou só continue a leitura mesmo, rs)!

Questione-se!
O ponto de partida é responder algumas perguntinhas, que vão dizer muito sobre o “eu do futuro”, relacionadas tanto ao lado profissional quanto ao pessoal.

  • O que e como ele [o colaborador] quer ou pode contribuir para o mundo?
  • Do que ele não abre mão, quais são os seus valores?
  • O que o deixa insatisfeito no trabalho, de alguma forma?

Depois de ter esse norte, é hora de escrever, detalhadamente, como ele gostaria de estar em um período X de tempo (um, cinco ou dez anos, por exemplo).

Trace metas (e não vá com tanta sede ao pote)
Sabendo como ele gostaria de se ver daqui a alguns anos, fica mais fácil traçar as metas para alcançar o objetivo. E, como atingi-lo é um processo, é ideal estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, como:

  • Organizar seu portfólio;
  • Participar de eventos;
  • Realizar treinamentos e desenvolver habilidades socioemocionais;
  • Divulgar seu trabalho;
  • Adquirir fluência em inglês (ou qualquer outro idioma).

Metas todas escritas com base no planejamento, bora destrinchar uma a uma, determinando uma espécie de “sub planejamento”, desdobrando cada ação em tarefas necessárias para cumpri-la.

Mas, como diria o Chapolin Colorado, “Palma, palma, não priemos cânico”. A nossa dica é buscar cumprir, no máximo, duas metas por vez, para não se enrolar todo e acabar não saindo do lugar.

O método SMART (acrônimo para “Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Based”, ou,” Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal”, na tradução para o português) pode ajudar bastante nessa etapa! 😊

Acompanhar (sempre, pra tudo na vida) é preciso!
Como o seu colaborador pode saber se está indo no caminho certo? Simples: criando o hábito de revisar o status de cada meta mensalmente, num dia e horário específico (e sempre nele!) baseado, por exemplo, num quadro Kanban, com as etapas já cumpridas, as que estão sendo feitas e as que estão pendentes.

Pra ajudar os seus times a elaborarem o planejamento de carreira, a Happmobi desenvolveu um treinamento exclusivo, em que eles também vão conhecer pontos mega importantes pra potencializar o alcance de metas e, no fim, ganharem o Oscar como protagonistas de suas próprias carreiras!

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.