Os perfis comportamentais DISC

Publicado em: 18/10/2021

De onde veio essa teoria?
Bom… Todos nós somos afetados por fatores internos e externos, Aluísio de Azevedo, em sua obra ‘O cortiço’, já falava sobre os ambientes terem vida própria e sobre a influência que eles podiam causar na mudança de comportamento das pessoas.

Mas isso foi teorizado por um psicólogo: William Moulton Marston, que aborda sobre algumas pessoas terem mais propensão a algumas características do que outras.

Família, amigos e outros contextos de relacionamentos ou situações podem direcionar o comportamento de um individuo, para desenvolver uma personalidade mais forte ou o inverso.

Esse tipo de filtro comportamental tem sido utilizado pelo RH, em forma de questionário online ou teste, para saber em qual perfil o colaborador se enquadra melhor.

Quais são os perfis DISC?

  • Dominância
    Aqui entram as pessoas com mais espírito de liderança. São aquelas que tem um pensamento de ‘faixa preta’, competitivas e que, quando recebem um feedback, preferem que seja de uma forma curta e objetiva.
  • Influência
    Os influentes são aqueles que tem como predominância a argumentação, a persuasão… Por isso, dar feedback para os influentes pode ser uma tarefa mais complicada. Eles podem convencer que quem está enganado é você! Rs…
  • Estabilidade
    Como tudo na vida precisa de equilíbrio, no trabalho também são necessários os ‘estáveis’. Aqueles que sabem lidar melhor com suas emoções, são também aqueles mais adaptáveis a qualquer tipo de situação.
  • Conformidade
    Quem está nesse quadro preza muito pelas regras da empresa. São os pontuais com horários, os mais organizados e que tendem a agir de maneira alinhada com as diretrizes.

Por que aplicar o perfil DISC?
Como todo bom jogo de estratégia, para formar uma equipe é necessário ter um líder, um suporte e os perfis mais voltados para atingir metas e objetivos. Assim, os poderes do departamento ficam otimizados ao conhecer as habilidades socioemocionais dos colaboradores.

De acordo com pesquisas da página Page Personnel, nove entre dez funcionários são demitidos por questões de comportamento. Assim, com a aplicação do teste de perfil DISC, também é possível a diminuição na taxa de Turnover.

O teste DISC também facilita um feedback mais assertivo, porque ajuda a saber a melhor forma de conversar sobre as habilidades técnicas de cada um, levando em conta as suas habilidades emocionais.

Os perfis DISC são dados que, quando filtrados, oferecem soluções essenciais para a gestão, como facilitar a compreensão das competências e fraquezas de seus colaboradores

O método DISC auxilia o RH e o autoconhecimento dos colaboradores, tornando possível uma evolução conjunta e o melhor desempenho na produtividade da empresa.

A sua empresa aplica o perfil DISC no processo de recrutamento e seleção?

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.