Vem com calma, Mundo BANI!

Publicado em: 17/06/2021

O mundo VUCA ficou para trás e entramos no Mundo BANI.
Está com um monólogo interno se perguntando o que raios é Mundo BANI e mundo VUCA? Muito compreensível! 😊

Vamos, com calma, explicar primeiro o mundo VUCA.
O mundo VUCA é um acrônimo que vem das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).

Este termo teve origem no exército norte-americano, na década de 90, para descrever o momento em que o mundo vivia. Ou seja, um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, pós-Guerra Fria. E com a chegada da pandemia, pelo coronavírus em 2020, nossas vidas mudaram ainda mais radicalmente e as estratégias para contornar o mundo VUCA já não são mais suficientes. Por isso, entramos no Mundo BANI.

Seja bem-vindo, Mundo BANI?
O Mundo BANI é formado pelas seguintes palavras (ou pilares): Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible”, ou Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível, em português.
Este olhar foi desenvolvido pelo antropólogo, autor e futurista norte-americano Jamais Cascio com a intenção de trazer soluções para que empresas possam superar e contornar as dificuldades que surgiram em 2020.
Agora, vamos falar sobre cada uma das palavras que compõe este acrônimo, de acordo com Jamais. Vem com a gente!


Brittle ― Frágil
Estamos vulneráveis e suscetíveis a possíveis situações negativas, seja no mundo do trabalho ou pessoal, o momento incontrolável pelo vírus nos torna frágeis em todos os sentidos. Tudo é incerto, saúde, economia, mercado, planos e por isso precisamos nos preparar para o imprevisível, buscando estar sempre um passo à frente.

Anxious ― Ansioso
Junto à fragilidade, vem a ansiedade. Tudo que é incerto causa ansiedade. E o senso de urgência de resolver todas as questões intensificam o sentimento. A ansiedade é uma das doenças mais comuns nos tempos modernos. O mundo está ansioso e isso reflete em todos os pontos das nossas vidas, profissionais e pessoais.

Nonlinear ― Não-linear
Um mundo não-linear significa um mundo com mudanças constantes. Por ser um momento novo para todos nós, estamos nos adaptando as melhores formas para criar conexão e a proporcionalidade.

Outra característica do mundo não-linear é que não temos controle, portanto sempre vale a atenção ao criar planejamentos.

Incomprehensible ― Incompreensível
Diante de tudo isso, vivemos buscando respostas. Informações, dados, análises e novas tecnologias são cada vez mais estudadas, porém, em nosso atual cenário, fica cada vez mais difícil de compreender, justamente, pelas mudanças constantes, incertezas e excesso de informações de todos os tipos, muitas até divergentes.

Por isso, o título deste artigo “Vem com calma, Mundo BANI!”
Até este próprio conteúdo pode gerar um certo estado de ansiedade e receio, né? Mas não se preocupe, para tudo (ou quase tudo) sempre tem uma solução. E não viemos aqui expor só as dificuldades do nosso momento atual.

Viemos trazer também o outro lado da moeda, como contornar ou minimizar os efeitos da vida moderna e ter uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.

Antes de entrarmos nas soluções, é importante comentar que no Mundo BANI tudo está relacionado.
Reparou que os quatro pilares se misturam? São sistemas complexos fortemente conectados que tendem a ser frágeis e não lineares, o que gera incompreensibilidade e ansiedade.
Também acontece de forma contrária. A ansiedade nos leva a tomar várias decisões baseadas na incompreensibilidade, que traz ao sistema complexo a não-linearidade e fragilidade.

Sem mais delongas, vamos para as soluções!

Brittle ― Frágil
Como tudo muda o tempo todo, nada é sólido. Estamos sujeitos a falhas repentinas que produzem impactos em grade escala. Então, como lidar com isso?

Em um cenário tão frágil, essas situações vão acontecer com muito mais frequência. É aí que a Resiliência ganha ainda mais espaço e se fortalece como uma competência fundamental nos dias de hoje. E você pode se perguntar como está lidando com as adversidades, qual é a sua reação quando algo sai do controle e como lidar com o que não pode mudar.

Anxious – Ansioso
Com o aumento das incertezas, o planejamento está cada vez mais complexo. Lidamos diariamente com o desconhecido, o que prejudica o foco e dá aquela sensação de impotência.
Para te ajudar a lidar com a Ansiedade no Mundo BANI, um bom caminho é praticar a chamada Atenção Plena (Mindfullness). Procure focar em uma atividade por vez, reduzir o excesso de tarefas e informações e a pressão das multitarefas.

Nonlinear – Não-linear
Antigamente era mais fácil sabermos quais seriam as consequências de uma ação ou de um acontecimento. Hoje, está difícil prever. Para contornar esta situação, precisamos refletir sobre essas questões e entender o quanto nos conhecemos.
Algumas das competências que pode nos apoiar diante de um cenário não-linear são a contextualização e adaptabilidade. Para desenvolver isso, se pergunte se consegue se adaptar ao cenário, quando ele muda e sobre o quanto está atualizado sobre tudo o que está acontecendo.

Incomprehensible – Incompreensível.
O volume de informações que recebemos todos os dias é enorme, mas a nossa capacidade de processá-las ainda é a mesma. Por isso, está cada vez mais difícil tomar decisões. Os excessos nos deixam perdidos e confusos.
Algumas das competências que podem nos apoiar diante de um cenário tão incompreensível são:
Intuição, Criatividade e Transparência.
Que consiste em utilizar a intuição para tomar decisões, pensar fora da caixa e se comunicar com verdade e clareza.

Viu só como podemos aprender a lidar com
as situações adversas que rondam as
nossas vidas?
Lembrando que essas competências-chaves fazem parte das Soft Skills que são cada vez mais valorizadas nos colaboradores, pois significa que o profissional tem a busca pelo seu autoconhecimento, que, consequentemente, traz o protagonismo ao seu trabalho e à sua carreira.

Quer saber no detalhe como trabalhar e desenvolver as competências-chaves na sua empresa, em seus colaboradores?
Confira o nosso curso sobre Mundo BANI que está pra lá de especial e, convenhamos, muito necessário!

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.