Learning Agility

Publicado em: 26/11/2021

Quando você se encontra em uma situação nova, sem saber muito bem o que fazer, você basicamente tem duas opções: espera uma solução cair do céu ou começa a tentar descobrir meios para resolvê-la. Para se adaptar e aprender em novos contextos, existem 9 pilares cruciais que fazem parte do Learning Agility. Quer saber mais?

O que é o Learning Agility?
Olhando por um lado, parte das organizações não têm budget suficiente para gastar com o desenvolvimento de talentos com todos os colaboradores. Sendo assim, se você trabalha na área de RH, em quem aposta? Há uma crença cada vez maior de que as pessoas com maiores habilidades e potenciais são seus aprendizes mais ágeis.

Assim, o Learning Agility pode ser descrito como um conceito utilizado na área de Recursos Humanos que diz respeito a um conjunto de práticas e comportamentos que favorecem o aprendizado rápido, principalmente ao se deparar com novos desafios.

Learning Agility não é um conceito tão novo, na verdade. Warner Burke, criador dessa ideia, passou quase quatro décadas estudando sobre o assunto. E ele acompanhou centenas de executivos para definir quais traços de personalidades e comportamentos têm a ver com o Learning Agility.

Para David F. Hoff, co-autor do livro “Learning Agility”, “a agilidade de aprendizagem é um dos conceitos mais empolgantes e revolucionários no campo da gestão de talentos hoje. Aqueles que dentre nós, querem se esforçar no trabalho podem examinar nossos pontos fortes e tomar medidas concretas para desenvolver nossas habilidades mais fracas. Ao fazer isso, podemos alcançar nosso potencial inexplorado.”

Os pilares do Learning Agility
Parece um conceito bem simples, mas entender como medir essa habilidade, foi o que mais levou tempo. E essa problemática ocorre pois o Learning Agility funciona com um conjunto de diferentes traços:

  • Flexibilidade
    Um ponto positivo apontado nesse processo é sair da zona de conforto para descobrir novas possibilidades na resolução de problemas.
  • Agilidade
    Não fique apenas no brainstorming, coloque as ideias na prática! Um item importante para o Learning Agility é que diante de um novo desafio, você pode utilizar toda sua bagagem como “arma” de solução.
  • Experimentação
    Procurar descobrir coisas novas, ser curioso, traz conhecimentos e leva a resultados, mesmo não tendo 100% de certeza sobre o novo território.
  • Tomada de risco
    Desafiar a si mesmo, ainda que não esteja sempre preparado, na prática é uma chance de aprendizagem.
  • Tomada de risco interpessoal
    Um ponto sobre argumentar com outras pessoas em cima de suas ideias, de forma a proporcionar algum aprendizado e preencher possíveis lacunas a partir de seu raciocínio.
  • Colaboração
    Gerar oportunidades de aprendizado acompanhando o funcionamento do trabalho na prática, através da participação em projetos com outras pessoas.
  • Coleta de informações
    O Learning Agility irá auxiliar nessa busca por novas informações. Como foi mencionado, não basta esperar que os conhecimentos simplesmente caiam do céu para a escrivaninha, é preciso aventurar-se em busca deles.
  • Busca de feedback
    Aqui trata-se de buscar um retorno dos seus gestores para saber como está indo em relação à performance e soft skills, de modo geral.
  • Reflexão
    Tentar promover uma autoavaliação sobre sua performance para ser cada vez mais efetivo.

Onde usar o Learning Agility?
O Learning Agility pode ser aplicado como uma maneira de a organização obter informações sobre uma pessoa para a tomada de decisão. Para isso, o setor de Recursos Humanos precisa manter-se mais informado sobre ela, geralmente utilizando como critérios básicos as habilidades de liderança ou competências.

  • Recrutamento
    No momento do recrutamento, os pilares do Learning Agility podem ser incluídos como formas de avaliação e critério para seleção, como: se o candidato mostra agilidade em tomadas de decisão ou, por exemplo, tomada de risco interpessoal.
  • Treinamentos
    Uma estratégia super válida para obter excelentes resultados é implementar programas de Learning Agility nos demais treinamentos, garantindo que o investimento dos cursos irá produzir melhorias contínuas nos times dos colaboradores.
  • Formação de equipes
    Sabe aquele modelo que as startups estão usando, o Squad? Para atuar de forma mais dinâmica em um ritmo acelerado de inovação, é essencial que pelo menos alguns colaboradores possuam habilidades de Learning Agility.

Durante esse processo de melhoria contínua e desenvolvimento de agilidade, é muito importante que as pessoas envolvidas sejam transparentes ao discutir pontos fortes e fracos dos colaboradores.

O RH tem um papel bem importante no que diz respeito ao suporte ao desenvolvimento e avaliação contínua. Obviamente, não é um concurso de hard skills, mas o que importa é a competência da pessoa e seu Learning Agility para lidar com novos desafios em novas situações.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.