Golden Circle: Um propósito organizacional

Publicado em: 07/01/2022

Uma metodologia que trabalha direcionada para três questões: “O que?”, “Como?” e “Porquê?”

Criado por Simon Sinek, o Círculo Dourado é uma forma das empresas melhorarem a forma como atuam em seus diferentes segmentos no jeito de pensar, agir e se comunicar com o mercado.

Assim, a gestão sempre sonda essas questões, tendo em mente que os consumidores não compram exatamente aquilo que as empresas fazem, mas sim o “PORQUÊ” ou “COMO” elas fazem.

Para desenvolver esse pensamento, Sinek pesquisou amplamente o histórico de companhias de sucesso como a Apple, de Steve Jobs, por exemplo. Mas, ainda assim, não se restringiu apenas ao campo do empreendedorismo e abriu margem para pesquisas com perfis políticos como Martin Luther King, entre outros grandes líderes, e seus propósitos.

Qual a importância do Golden Circle:
A grande relevância do Golden Circle é servir de norte para a gestão conduzir a empresa, como um sistema baseado em três questões que todo líder deve responder.

São perguntas que fazem as engrenagens dos negócios girarem mais efetivamente. Com essas respostas, é mais fácil ter foco nas tomadas de decisões.

Entenda melhor como funcionam essas perguntas:

  • WHY (Porquê?)
    O processo é iniciado questionando por que existe a necessidade de produtos e serviços.

    A pergunta quer saber o motivo pelo qual o público-alvo precisa de tal coisa. Aquela problematização realmente existe, para que provoque soluções? A partir dessa compreensão, é mais fácil desenvolver uma comunicação alinhada com as expectativas de seus clientes.

    Essa metodologia também busca compreender por que alguns gestores e líderes podem atuar de forma inspiradora, ou até persuasiva, movendo seus times.
  • HOW (Como?)
    Quando você já entende o porquê da existência da sua empresa, é necessário se questionar como trabalhar da maneira mais efetiva para inspirar as pessoas.

    Como melhorar estratégias?
    Essa pergunta permite destrinchar um plano de ação, criando caminhos que podem ser trilhados.
  • WHAT (O que?)
    ‘O que’ você pode solucionar? Tudo o que você planejou será resolvido nessa etapa.

    A metodologia funciona extrinsecamente, isto é, de dentro para fora, começando por um motivo idealizador e não por questões impostas.

Golden Circle dentro das empresas
Para motivar mais as pessoas a agir, é de suma importância que você tenha claro qual é o seu sonho, e assim, saber se a sua própria motivação está alinhada com aquilo que as pessoas buscam, e se é capaz de inspirá-las.

Para motivar um time é necessário ter bullets dentro de uma superestrutura, com dinâmicas para incentivar seus colaboradores. Mas nem sempre o que dá certo para tal empresa, irá dar para a sua!

Muitas vezes ouvindo todos os conselhos daquelas pessoas tops de sucesso, você acaba as seguindo, enquanto às vezes, fica nebuloso entender exatamente em quem e no que se realmente acredita.

Agora imagina como ficaria bem mais fácil realizar tal tarefa se você realmente soubesse o porquê está fazendo. Se te dissessem que o seu PORQUÊ seria apenas comer coisas saudáveis, você daria ouvidos a esses conselhos? Provavelmente não, porque você já tem as suas grandes motivações.

E essas são as grandes diferenças que movem líderes inspiradores e pessoas comuns! Lideranças que se inspiram no método Golden Circle ocorrem de dentro para fora (questionando-se) e não o contrário.

E, a nossa dica final para implementar o Golden Circle na sua empresa é: comece sempre pelo “Porquê”!

Diante disso, a gestão direciona seu foco naquilo que realmente acredita, definindo metas com mais assertividade e, assim, é possível perceber quais as atitudes são necessárias para estabelecer seus grandes objetivos.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.