Gestão 4.0

Publicado em: 14/10/2021

Um guia básico de como a transformação digital pode auxiliar a gestão empresarial

O que é a Indústria 4.0?
Tudo aquilo que você nunca tinha escutado falar há alguns anos, como robótica, nuvem, esse tipo de programação ou inteligência artificial, faz parte da Indústria 4.0.

Na verdade, essa seria a quarta revolução industrial, que, por meio de computação e vários fatores inovadores, tem alterado em grande escala todos os setores da ‘indústria’ ou, por assim dizer, das empresas.

A Indústria 4.0 tem uma grande importância em vários aspectos pois possibilita a integração do Brasil em cadeias globais de valor, além disso, essa revolução infere em duas questões quando se trata de gestão.

  • Transformação de tecnologias e
  • Implementação das mesmas, conciliando as áreas de TI com áreas de produção.

Gestão 4.0
Agora, se percebeu… Tudo está praticamente ‘mecanizado’ na Indústria 4.0, automatizado! Os gestores, no entanto, têm que andar lado a lado com essa nova perspectiva empresarial. Ser inovador e criativo já era o quesito básico para gerenciar, agora a necessidade é entender as vantagens de uma nova era e tomar proveito disso, de alguma forma.

O desafio é ter respostas rápidas, tomar decisões ágeis e descentralizadas. Adotando a gestão 4.0, você terá mais tempo para focar em questões específicas e resolução de outras demandas que requerem mais tempo, mesmo porque a tecnologia poderá resolver problemas mais abrangentes.

Transformação Digital – Como pode auxiliar minha gestão?

A transformação digital moderniza sua empresa de uma forma ousada, disponibilizando mais tempo para outras tarefas e melhorando a produtividade – não só sua – mas dos colaboradores também.

Um exemplo básico disso, para ficar claro, é o chatbot nos sites, que possuem respostas automáticas para perguntas generalizadas. Isso auxilia o tempo dos colaboradores para responder perguntas mais específicas de outros clientes, enquanto o bot traz esse suporte para perguntas sintéticas

5 itens do porquê vale a pena aderir a Gestão 4.0

  • Big Data
    Uma forma de tecnologia que é o acúmulo de vários perfis cadastrais de usuários em diferentes canais. Sozinhos não valem basicamente nada, mas filtrados é possível validar um perfil do consumidor e segmentar campanhas, e-mail marketing, até mesmo performance em treinamentos corporativos.

    Com um treinamento desenvolvido é possível identificar comportamentos e gaps de conhecimento que levam à possíveis perdas:

    Quer saber mais? Acesse:
    happmobi.com.br/happ-analytics/
  • Empatia
    Durante a gestão 4.0, você terá mais tempo para acolher seus colaboradores e ter uma melhor conexão com eles.
    Melhorar a integração entre os colegas, o relacionamento e saber a opinião, talento, fraqueza de cada um é uma das melhores formas de fortalecer a empatia do ambiente profissional. Ou seja, enquanto ‘as máquinas’ trabalham em massa, é possível dar atenção a pessoas e tarefas que precisam realmente de você.
  • Métricas
    O uso de métricas para avaliar a produtividade é uma das grandes soluções de quem já aderiu ao modelo de gestão 4.0.
    Você tem indicadores de desempenho, como os resultados previstos e aqueles que precisam ser checados, assim como eventuais “erros de cálculo”. Existem várias plataformas para acompanhar essas métricas, utilizadas principalmente para serviços em redes sociais e sites.
  • Diferentes canais de vendas
    Já pensou que na época dos nossos avós, que se eles tinham um ponto de venda, este teria que ser físico e além de tudo, era preciso ser um ótimo marketeiro?

    Hoje, temos as redes sociais, os e-commerces, sites e outros tantos inúmeros pontos de venda, que utilizam meios de comunicação para efetuar a comercialização de produtos. Essa possibilidade de gestão em canais alternativos midiáticos é resultado de uma nova era, mais moderna e mais tecnológica
  • Criatividade
    Quando falamos de virtualização ou inteligência artificial, já logo vem o pensamento ‘deixa que eles façam, então’. Mas não é bem assim! A criatividade precisa estar sempre em dia, para inovar nas formas de atender seus clientes, assim como administrar seus colaboradores de forma eficaz.

A robotização é apenas uma forma de ‘ganho de tempo’, o resto continua em suas mãos!