O que as empresas podem fazer para ajudar o meio ambiente?

Publicado em: 17/02/2022

Por séculos e séculos, o modelo de exploração da natureza para produção de materiais para o consumo humano não levou em conta os impactos que causa para toda a biodiversidade do Planeta.

Prova disso é que aproximadamente 30 mil espécies entram em extinção todos os anos em decorrência das atividades humanas. Sabe o Pica-Pau, aquele desenho animado que fez a alegria das crianças (e até dos adultos), ao longo das últimas décadas?

A espécie que o inspirou, o “Pica-Pau bico de marfim”, deve ser declarada extinta, conforme anúncio feito no final do ano passado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, de onde o animal era nativo.

Entre os motivos estão a atividade humana, que contribuiu para a perda crescente do habitat do animal.

E se a ruptura desse paradigma de produção e consumo começasse pelas empresas?

Modelo Linear de Produção e Consumo, o tradicional que conhecemos, é baseado na utilização de recursos naturais (muitos deles não-renováveis), que são transformados em matérias-primas para a produção de bens.

Tais bens, por sua vez, são distribuídos aos consumidores, que os utilizam e, ao fim da sua vida útil, são descartados.

E o volume desse descarte é gigantesco e demora um tempo às vezes incontável para se decompor completamente! Um estudo feito em 2020 apontou que cada brasileiro produz cerca de 380 quilos de lixo por ano. Considerando a população atual do país, são 79 milhões de toneladas de lixo anualmente.

Lembra aquele iPod de 2000 e bolinha (rs), que você tinha e era a última moda? É bem possível que ele ainda exista – e esteja inteirinho – em algum aterro sanitário por aí. 😱

O legal é que sempre existe uma alternativa. E, no caso do Modelo de Produção e Consumo, uma outra forma de produzir que pode ajudar a mitigar os impactos ambientais é a Economia Circular.

O que é a Economia Circular?
A Economia Circular, como o próprio nome sugere, é uma maneira de produzir que se baseia num ciclo, em que as etapas se retroalimentam. Ou seja, nada é jogado fora!

Com produtos elaborados para durarem mais, produzidos com energia limpa, que são levados à manutenção ao invés de serem descartados na primeira falha e sendo reaproveitados ou reciclados ao final do ciclo, temos uma redução considerável nos impactos que a cadeia produtiva causa ao meio ambiente, notadamente nas mudanças climáticas e na poluição do meio ambiente.

Como fazer?
Existem várias soluções super legais (e fáceis de implementar) para a sua empresa colaborar com a difusão do Modelo de Economia Circular.

Olha só:

  • Logística Reversa (ou Inversa)
  • Simbiose Industrial
  • Bioenergia e Energia de Resíduos
  • Ecodesign
  • Modelos de Negócio
  • Tecnologias

Várias empresas estão se destacando em iniciativas que merecem uma estrelinha dourada (aquela coisa bem anos 90, que a gente adorava na 3ª série, rs) com seus programas de Logística Reversa, como a Raia Drogasil, a Bridgestone e a HP.

Quer saber quais são essas iniciativas, conhecer 6 Modelos de Negócio Circulares, assim como os conceitos de EcoDesign, Simbiose Industrial e formas de utilizar a Bioenergia e a Tecnologia para contribuir para a Economia Circular, a fim de evitar desperdícios e alcançar altos índices de eficiência nos processos da sua empresa?

Todas essas dicas estão no treinamento que a Happmobi desenvolveu sobre a Economia Circular, um Modelo importantíssimo para as empresas inovarem e ainda contribuírem para um planeta mais sustentável!

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.