Consumo Consciente de Água – Vamos juntas?
Publicado em: 19/12/2022
“Terra! Planeta áááguaaa!”
Guilherme Arantes, lá nos anos 1980, já dava (literalmente) essa “letra”. Inclusive, se você quiser ouvi-la enquanto lê a este artigo, acesse este link.
E não é à toa: 70% da superfície terrestre é coberta por água, em sua maioria, salgada (97,5%), nos mares e oceanos.
Os 2,5% restantes são de água doce. Contudo, apenas uma ínfima parte desses 2,5% é água potável e, portanto, própria para o uso por parte da humanidade em suas atividades.
Daí vem a importância de pessoas e empresas conscientizarem-se no sentido de adotar o Consumo Consciente de Água.
Por quê?
Lembra das aulas de ciências no Ensino Fundamental, quando aprendemos sobre recursos naturais finitos e infinitos? Em qual deles a água se encaixava?
A água é um recurso finito, ou seja, que pode se esgotar num determinado momento.
Por si só, esse já é um motivo bastante preocupante, já que toda a vida na Terra é dependente da água.
Mas, ainda devemos somar alguns fatores nessa conta.
- De 1991, alguns anos depois de Guilherme Arantes compor “Planeta Água”, até hoje, a superfície brasileira coberta por água caiu quase 16%, de acordo com o MapBiomas;
- O desperdício de água potável no Brasil beira os 40%.
- Embora 100 litros de água atendam às necessidades diárias de um ser humano (dados da OMS), cada brasileiro gasta, atualmente, em média, quase 155 litros todos os dias.
- A demanda por água deve crescer 24% até 2030, de acordo com a Agência Nacional de Águas.
O que foi feito até agora?
A iminência da escassez de água já foi discutida em diversas Conferências Internacionais, que estipularam metas e compromissos a serem seguidos por Governos, empresas e pela sociedade civil.
Em 1992, água e meio ambiente foram temas de uma Conferência reunindo representantes de diversos países em Dublin, na Irlanda.
Cinco anos depois, em 1997, a ONU realizou uma Conferência específica sobre a água, que culminou com a aprovação do Plano Mar Del Plata, um conjunto de resoluções e recomendações relativas a uma melhor gestão da água.
A década entre 1981 e 1990 foi denominada como a Década Internacional de Abastecimento de Água Potável e Saneamento, com o objetivo de conter a poluição e o desperdício de água.
O Dia Mundial da Água (22 de março) foi criado em 1992, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, a fim evidenciar a importância do recurso para o planeta.
A água também está entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: até 2030, uma das metas é alcançar a distribuição universal e equânime da água potável para todo o planeta.
E o que e como pode ser feito daqui em diante?
Contribuir para que não falte água e que ela seja usada de uma forma mais racional depende de cada um de nós.
Em casa e no trabalho, podemos adotar formas de consumo consciente da água e de tudo o que depende dela para ser produzido.
O treinamento sobre Consumo Consciente da Água, o segundo da Trilha de Sustentabilidade, desenvolvido pela Happmobi em parceria com o Instituto Akatu, traz uma série de atitudes que você e todos do seu time podem tomar como rotina daqui para a frente (em casa e no dia a dia de trabalho) a fim de mudar de postura e adotar um estilo de vida que preze pelo consumo consciente da água.
A Happmobi é uma edtech com 7 anos de experiência na criação e desenvolvimento de soluções criativas e diferenciadas em educação corporativa digital, atuando de ponta a ponta: desde a consultoria educacional para entender as demandas e “dores” dos nossos clientes referentes ao aprendizado contínuo de seus colaboradores e a consequente elaboração de cursos sob medida e de prateleira, até o desenvolvimento de plataformas para a gestão da aprendizagem e criação de treinamentos.
O Instituto Akatu, por sua vez, surgiu em 2011, com a proposta de mobilizar e engajar a sociedade em torno do consumo consciente, sem desperdícios nem excessos.
Quer saber mais e entender melhor como consumir com mais consciência? 😊