Comunicação Assertiva

Publicado em: 02/12/2021

A comunicação é um desafio e se expressar assertivamente é fazê-lo com maestria!
Você sabe o que é a Comunicação Assertiva? É provável que você já respondeu mentalmente essa pergunta. Mas, saiba que isso não se trata de “certo” ou errado”. A Comunicação Assertiva vai muito além disso e, inclusive, abrange até perfis comportamentais.

Acredite ou não, nas empresas, as falhas de comunicação são uns dos principais problemas que a gestão tem que lidar.

Quando as informações são desencaminhadas ou deixam de ser compartilhadas de forma certa (o famoso “telefone sem fio” da sua infância, sabe?), surgem grandes dificuldades nas relações, principalmente na execução de processos e alinhamento de demandas.

E as coisas só tendem a piorar com uma comunicação que não é assertiva! As ações ficam limitadas, assim como o alcance de resultados. Você tenta buscar nas métricas onde está o erro, achando que está gerindo mal o tempo, mas não! O problema está na comunicação!

A Comunicação Assertiva se trata de defender seus direitos pessoais quando interage com o outro: expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma direta e honesta, sempre pensando no respeito ao próximo e a si mesmo.

O “falar o que pensa”, por muito tempo, foi tratado como algo negativo. Mas, como seria se deixássemos as nossas vontades, anseios ou necessidades de lado? Não seria nada legal, né?

A Comunicação Assertiva é exatamente isso! É poder recusar, “dizer não” sem se sentir culpado. É elaborar pedidos, expressar sentimentos e ainda assim, continuar a conversa normalmente sem que haja um conflito.

Se comunicar assertivamente é ter o direito de falar o que pensamos, porém de maneira responsável, respeitosa e considerando o momento e as condições do próximo. O diálogo assertivo se dá quando as duas partes respondem a questionamentos apresentando feedbacks construtivos.

Acertar no modo de se expressar fará com que você se sinta melhor, reduzindo as chances (e o estresse) de possíveis divergências, já que você será capaz de dominar a arte de se comunicar.

Quem é você na hora de se comunicar?
Você já deve imaginar que mudamos nossa ‘carinha’ naqueles diálogos mais tensos (e até nos não tão tensos assim), ou seja, alteramos nosso comportamento dependendo da conversa.

E, existem quatro perfis diferentes para esses momentos de “fogo no parquinho”:

  • Comportamento Passivo
    Tem como característica a ausência de expressões e sentimentos. A pessoa não se expressa de forma direta com as suas necessidades, falhando na defesa dos seus direitos e em falar sobre seus desejos, permitindo que seja facilmente ignorada pelos demais.
  • Comunicação Agressiva
    Marcada por ser mais explosiva, ou pela desvalorização dos interesses e direitos dos outros. Esse perfil expressa diretamente suas necessidades, opiniões e desejos, porém de forma hostil e reivindicativa.
  • Comportamento passivo-agressivo
    Os comunicadores passivo-agressivos encontram formas indiretas de expressar seus descontentamentos. Podem parecer legais para alguns e difíceis de lidar para outros. E, isso ocorre porque, quando surge um conflito entre esse perfil e outra pessoa, ele irá resolver o problema de forma passiva para não confrontar diretamente, mas pode lidar de forma agressiva para conseguir o que quer.
  • Comportamento Assertivo
    Agora que você já conhece outros perfis, vamos falar de um estilo de comunicação que respeita as suas necessidades e as do outro? Esse é o assertivo!
    O estilo de comunicação assertivo resolve os problemas diretamente e expressa ideias e limites, ao mesmo tempo que mantém empatia e o respeito com seu(s) interlocutor(es). A pessoa age de forma firme (mas não agressiva) e pacífica (mas não passiva) e sabe sempre reconhecer seus direitos assertivos.

Desenvolvendo a assertividade
Ter um estilo de comunicação assertiva não é tão simples, mas, que venha a boa notícia: é possível SIM desenvolvê-la!

É normal, no cotidiano dos colaboradores, eles enfrentarem alguns desafios na comunicação, principalmente porque ela é o “Elemento X” do desenvolvimento profissional. Por isso separamos algumas dicas para você seus times se expressarem com mais assertividade na empresa:

  • Autoconhecimento
    Conhecer a si mesmo é mega importante pra todo mundo. Estimular o autoconhecimento dos colaboradores os ajuda a descobrir quais são seus pontos fortes e analisar as características que os fazem agir de tal maneira. A partir disso fica mais fácil promover as mudanças comportamentais necessárias.
  • Palavras assertivas
    Comece a prestar mais atenção nas palavras que você utiliza no dia a dia. Elas dizem muito sobre a sua forma de comunicação. Dependendo do contexto, alguns tipos de expressões podem se transformar e passar impressão de agressividade e enfrentamento, mesmo que essa nem seja a intenção.

    Analisar melhor seu tom de voz, trejeitos e movimentos gestuais é o melhor caminho para entender como se comunicar em diferentes situações.
  • Preste atenção no outro
    A comunicação não se dá apenas por meio de palavras, os gestos não-verbais também são formas de expressão. Até o olhar conta algo.
    Por isso, é importante prestar atenção minuciosamente no outro, pois as palavras podem dizer algo, enquanto os gestos apontam em outra direção.
  • Linguagem oral
    É claro que é importante defender sua perspectiva! Mas, isso precisa ser feito com mais flexibilidade e respeitando o outro. Ter relações de confiança baseadas em respeito, empatia e equilíbrio entre os seus próprios interesses e os interesses de superiores, pares ou subordinados é o pote de ouro para se comunicar oralmente sem se “trumbicar”.

As empresas e a comunicação assertiva
O time que promove a assertividade tem menores chances de desenvolver conflitos, porque as situações em que ruídos na comunicação e desgastes interpessoais podem ocorrer são minimizadas.

Com a Comunicação Assertiva, abrem-se as portas para relações mais saudáveis no ambiente corporativo, com mais confiança e respeito entre os colaboradores, já que ela favorece relações mais verdadeiras, honestas e com empatia.

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