As vantagens do Blended Learning para a sua empresa

Publicado em: 17/12/2021

O ensino tradicional não precisa mais ficar em oposição ao mundo tecnológico. O Blended Learning veio para conciliar esses dois mundos em um só modelo de aprendizagem.

O que é Blended Learning?
Também conhecido como ensino híbrido ou misto, ele é a combinação de dois modelos.
O primeiro, nós todos conhecemos de longa data! Professores e alunos num local presencial de estudos, onde o conteúdo é transmitido. Esse é o modelo tradicional, que foi um sistema de aprendizagem TOP 1 por um grande período.

Mas, durante esse meio tempo, algo chamado “internet” aconteceu e acabou mudando muita coisa. Agora, os alunos conseguem acessar o conteúdo on-line, sem sair de casa, ou seja, eles não precisam estar em um mesmo lugar físico para estudar juntos ou até interagir com um instrutor.

O Blended Learning combina esses dois métodos pedagógicos: o tradicional e o on-line, aliando as possibilidades e vantagens de ambos para melhorar os processos de aprendizagem dos estudantes e, no caso da educação corporativa, dos colaboradores.

Desse modo, atividades on-line e presenciais são mescladas. Como assim?

As atividades são planejadas de acordo com a adaptação de cada colaborador e seu ritmo de absorção dos conteúdos. Desta forma, existe uma união entre a flexibilidade da internet e a presença física, em virtude da necessidade de maior ou menor engajamento na dinâmica.

Benefícios
Com o modelo de Blended Learning, o treinamento corporativo torna-se mais motivador para os profissionais, além de caber melhor no bolso, pois, nem todas as atividades são realizadas presencialmente, o que reduz custos com deslocamento, espaço físico, “comes e bebes”, além do tempo de funcionários e instrutores.

Essa metodologia também permite os funcionários tenham mais autonomia: eles podem estudar de acordo com o seu cronograma e, se desejarem aprofundar-se mais em outros temas, poderão ter mais tempo hábil.

Do lado da empresa, as atividades podem ser planejadas de acordo com a adaptação (ou familiaridade) de cada colaborador e seu ritmo de absorção dos conteúdos.

O ensino híbrido auxilia a trabalhar melhor com diferentes abordagens, podendo adotar no modelo à distância para conteúdos teóricos e que exijam maior grau de concentração e, na prática, algumas atividades que reforçam os conhecimentos adquiridos no espaço físico.

Isso acaba trazendo benefícios aos colaboradores, por ter uma variedade de estilos de aprendizagem, para diversos perfis, desde aquele que tem mais facilidade de assimilar pelo jeito tradicional até quem prefere por metodologias mais “mão na massa”.

O Blended Learning é muito mais do que apenas disponibilizar aulas on-line. É uma forma de ensino em que as disciplinas são pensadas e organizadas para que envolvam o aluno no conteúdo a ser transmitido.

Assim, é comum ver algumas aulas on-line bem diferentonas das tradicionais, com formatos inovadores como o do LMS (Learning Management System), que pode utilizar soluções gamificadas e que promovem a interação, já que o objetivo é a retenção do conteúdo e o proveito máximo, seja no ambiente presencial ou no virtual.

E, por falar em conteúdos inovadores, saiba mais sobre como implementar a aprendizagem dos seus colaboradores através do Game Desafios e do Happ Learning, fazendo uma consultoria educacional com a Happmobi. 😊

Entre em contato com a nossa equipe comercial. É só preencher o formulário abaixo.

Fale

com a gente!

Entre em contato pelos números:
(11) 2776-1077 | (11) 98268-5614

Ou preencha o formulário e nos envie uma mensagem.